Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prazo para Bolsonaro explicar hospedagem na Embaixada da Hungria termina nesta quarta-feira

Ex-presidente ficou no local entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias depois de ter o passaporte retido pela Polícia Federal

Brasília|Rafaela Soares e Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Bolsonaro ficou dois dias dentro no prédio
Bolsonaro ficou dois dias dentro no prédio Bolsonaro ficou dois dias dentro no prédio (Via The New York Times - 12.02.2024)

O ex-presidente Jair Bolsonaro tem até esta quarta-feira (27) para explicar ao Supremo Tribunal Federal por que ficou dois dias hospedado na Embaixada da Hungria, entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias depois de ter o passaporte retido pela Polícia Federal. A determinação foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes na segunda (25). Caso fosse alvo de um mandado de prisão à época, o ex-chefe do Executivo não poderia ser preso em uma embaixada, já que o local é considerado um espaço estrangeiro no país.

Bolsonaro teve o passaporte confiscado pela PF em 8 de fevereiro. Quatro dias depois, o ex-presidente estava na porta da Embaixada da Hungria, esperando para entrar nas dependências, conforme mostram imagens da câmera de segurança da estrutura do governo húngaro. O ex-chefe do Executivo estava acompanhado de dois seguranças. As informações foram publicadas pelo jornal norte-americano New York Times. 

Pelas imagens é possível ver que Bolsonaro chegou ao local na noite de 12 de fevereiro e partiu na tarde de 14 de fevereiro. Segundo a reportagem norte-americana, a estada na embaixada sugere que o ex-presidente estava tentando alavancar a amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán.

Estada

Um funcionário da embaixada húngara confirmou os planos de receber Bolsonaro no local. Segundo o New York Times, às 21h34 do dia 12, um carro preto apareceu no portão da embaixada. Um homem saiu do veículo batendo palmas para chamar a atenção de alguém lá dentro. Três minutos depois, Miklós Halmai, embaixador do país no Brasil, abriu o portão e indicou onde estacionar.

Publicidade

'Manter contatos com autoridades do país europeu'

No dia em que as imagens foram divulgadas, a defesa do ex-presidente disse que a estada dele na Embaixada da Hungria por dois dias foi para manter contatos com autoridades do país europeu e para atualizar os cenários políticos das duas nações. Segundo os advogados, o ele ficou hospedado na embaixada a convite.

"O ex-presidente da República Jair Bolsonaro passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo. Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires", disse a defesa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.