Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro foi a embaixada para tratar sobre cenário político de Brasil e Hungria, diz defesa

Segundo advogados, ex-presidente ficou dois dias na Embaixada da Hungria a convite de autoridades

Brasília|Do R7, em Brasília

Ex-presidente ficou dois dias no local
Ex-presidente ficou dois dias no local Ex-presidente ficou dois dias no local (Reprodução/New York Times)

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse que a estada dele na Embaixada da Hungria por dois dias foi para manter contatos com autoridades do país europeu e para atualizar os cenários políticos das duas nações. Segundo os advogados, o ele ficou hospedado na embaixada a convite. "O ex-presidente da República Jair Bolsonaro passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo. Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires", disse a defesa.

"Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações", completaram os advogados do ex-presidente.

A defesa destacou que "quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news". 

Estadia em embaixada

Bolsonaro se hospedou na Embaixada da Hungria em Brasília por dois dias em fevereiro deste ano, logo após ter o passaporte confiscado pela Polícia Federal. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (25) pelo jornal norte-americano New York Times. 

Publicidade

Bolsonaro teve o passaporte retido pela PF em 8 de fevereiro. Quatro dias depois, o ex-presidente estava na porta da Embaixada da Hungria, esperando para entrar nas dependências, conforme mostram imagens da câmera de segurança da estrutura do governo húngaro. O ex-chefe do Executivo estava acompanhado de dois seguranças.

Pelas imagens é possível ver que Bolsonaro chegou ao local na noite de segunda-feira (12) e partiu na tarde de quarta-feira (14). Segundo a reportagem norte-americana, a hospedagem na embaixada sugere que o ex-presidente estava tentando alavancar a amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, líder da extrema-direita.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.