Brasília Professora Janad Valcari lidera em intenções de votos para a prefeitura de Palmas

Professora Janad Valcari lidera em intenções de votos para a prefeitura de Palmas

Pesquisa da Real Time Big Data,  encomendada pela Record TV, ouviu 1.500 eleitores em Palmas entre 4 e 5 de maio de 2023 

  • Brasília | Do R7, em Brasília

Janad Valcari, Carlos Amastha e Eduardo Siqueira

Janad Valcari, Carlos Amastha e Eduardo Siqueira

Assembleia Legislativa de Tocantins e Prefeitura de Palmas

A deputada estadual de Tocantins Professora Janad Valcari está em primeiro lugar na disputa pela prefeitura de Palmas, segundo a pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quinta-feira (11). No levantamento estimulado, em que são citados os nomes dos candidatos, ela tem 22% das intenções de voto.

Em segundo lugar, aparecem os candidatos Carlos Amastha, com 14%, Eduardo Siqueira, com 11%, e Júnior Geo, com 9% . Com a margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. Vilela do PT e Jairo Mariano vêm em seguida com 6% e 2% respectivamente.

O levantamento do Instituto Real Time Big Data, encomendado pela Record TV, ouviu 1.500 eleitores em Palmas entre 4 e 5 de maio de 2023. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. 

Na pesquisa espontânea — em que não é apresentada ao eleitor a lista de candidatos —, os três primeiros colocados estão tecnicamente empatados: Professora Janad Valcari tem 5% das intenções de voto. Carlos Amastha tem 4% e Professora Dorinha aparece com 3%. Em seguida vêm Eduardo Siqueira e Júnior Geo, ambos com 1%. Eles estão tecnicamente empatados com Carlos Amastha e Professora Dorinha. 

Quando é levada em consideração a renda dos entrevistados no levantamento, 23% dos eleitores de Janad Valcari ganham entre dois e cinco salários mínimos enquanto 22% recebem até dois salários mínimos, e 21% têm renda superior a cinco salários mínimos.

Entre os eleitores de Carlos Amastha, 17% têm renda superior a cinco salários mínimos, 13% ganham entre dois e cinco salários mínimos, e 11% recebem até dois salários mínimos. Já os eleitores de Eduardo Siqueira estão divididos igualmente com 11% em cada faixa de renda. 

No recorte de gênero, 24% dos eleitores de Janad Valcari são mulheres, enquanto 20% são homens. Entre os eleitores de Carlos Amastha, 15% são mulheres e 12% são homens. Eduardo Siqueira tem 10% de eleitores do sexo feminino e 13% do sexo masculino. Júnior Geo tem 9% de eleitores mulheres e 10% homens. Já Vilela do PT tem 6% dos eleitores homens e 6% mulheres. 

Aprovação da atual gestão

A pesquisa aferiu também o nível de aprovação da atual prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Quatro por cento consideram a atual gestão como ótima. Dez por cento consideram boa, e 33% consideram a atual prefeita regular. Para 14%, a atual gestão é ruim e para 34% a gestão é péssima. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder são 5%. 

Últimas