Brasília Senado vota decreto de intervenção federal na segurança do DF nesta terça

Senado vota decreto de intervenção federal na segurança do DF nesta terça

Medida aprovada na Câmara nesta segunda-feira foi assinada pelo presidente após a depredação de prédios em Brasília, no domingo

  • Brasília | Camila Costa, do R7, em Brasília

Plenário do Senado

Plenário do Senado

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os senadores vão votar o decreto que determina a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal nesta terça-feira (10). O texto chega à Casa após ter sido aprovado na Câmara dos Deputados na noite desta segunda (9).

A medida foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a invasão por extremistas dos edifícios-sede do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), e do Palácio do Planalto, em Brasília, no último domingo (8).

Os manifestantes que participaram dos atos de vandalismo não aceitam a vitória de Lula sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado.

O que é a intervenção federal?

O decreto de intervenção federal é uma medida de caráter excepcional e temporária, prevista na Constituição Federal, que afasta a autonomia do Governo do Distrito Federal. O ato é restrito à Segurança Pública do DF e vai durar até 31 de janeiro.

O interventor federal será Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Horas depois do início das manifestações, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, foi exonerado do cargo.

Nesta segunda (8), Cappelli anunciou que o coronel Klepter Rosa Gonçalves vai assumir interinamente o comando da Polícia Militar do DF. Em outubro do ano passado, Klepter foi nomeado subcomandante-geral da corporação. Ele substituirá o coronel Fábio Augusto, afastado após os atos de vandalismo do último domingo (8).

Últimas