Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Superior Tribunal de Justiça inaugura exposições sobre os 35 anos da corte

Ambas as exposições estarão abertas ao público durante todo o mês de abril, das 9h às 19h

Brasília|Do R7, em Brasília

Superior Tribunal de Justiça inaugura exposições sobre sua história de 35 anos
Superior Tribunal de Justiça inaugura exposições sobre sua história de 35 anos Superior Tribunal de Justiça inaugura exposições sobre sua história de 35 anos (Reprodução/RECORD - 3/4/24)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) inaugurou nesta quarta-feira (3) duas exposições em celebração ao seu 35º aniversário. O Espaço STJ Memória e a exposição "Do Papel ao Digital: os 35 anos da Corte Cidadã" foram abertos ao público como parte das comemorações.

Localizado no antigo Museu do STJ, o Espaço STJ Memória apresenta exposições permanentes que narram a história do STJ e do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Além da renovação do ambiente físico, o acervo foi reorganizado pela Secretaria de Documentação e pela Seção de Museu e Memória Institucional, com atualização dos conteúdos informativos e introdução de recursos tecnológicos, como pontos interativos e vídeos. A acessibilidade também foi priorizada, com a inclusão de audiodescrição dos itens expostos e ampliação dos espaços entre as peças do acervo.

"A inauguração do Espaço STJ Memória representa uma relevante ação do Superior Tribunal de Justiça no fomento à gestão da memória institucional que, igualmente, se harmoniza com uma série de atividades e projetos de natureza socioeducativa constituídos e disciplinados em conformidade com o propósito de promoção da Justiça e de aproximação entre o tribunal da cidadania e a sociedade”, disse a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente STJ.

Já a exposição "Do Papel ao Digital: os 35 anos da Corte Cidadã" apresenta a evolução do STJ desde os tempos do processo em papel até sua digitalização completa. Dividida em três estações, a mostra destaca os marcos históricos mais relevantes dessa transformação e os protagonistas que contribuíram para esse cenário, culminando no reconhecimento do STJ como o primeiro tribunal totalmente digital do país.

Ambas as exposições estarão abertas ao público durante todo o mês de abril, das 9h às 19h, na área das exposições temporárias próxima ao Espaço Cultural STJ, no segundo andar do Edifício dos Plenários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.