Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UnB realiza ciclo de estudos sociais em parceria com Embaixada do Equador

Professores equatorianos ministram até julho na universidade aulas sobre ciências sociais, evolução histórica e cenário político 

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Participantes do primeiro dia do Ciclo de Estudos Comparados sobre o Equador, na UnB
Participantes do primeiro dia do Ciclo de Estudos Comparados sobre o Equador, na UnB Participantes do primeiro dia do Ciclo de Estudos Comparados sobre o Equador, na UnB

Uma parceria entre a Universidade de Brasília (UnB) e a embaixada do Equador promove a vinda a Brasília de professores equatorianos para ministrar aulas sobre a América-Latina. São apresentções — presenciais e virtuais — sobre assuntos das áreas de ciências sociais, evolução histórica e cenário político contemporâneo do país. O Ciclo de Estudos Comparados começou nesta quarta-feira (29) e continua até o mês de julho.

De acordo com os organizadores, é a primeira vez que um ciclo de estudos relacionado a um país específico será ministrado na UnB e a ideia é promover a integração e a colaboração entre os pesquisadores latino-americanos. Segundo a professora Elaine Nogueira, antropóloga e chefe do departamento de estudos latino-americanos da universidade, o intercâmbio é um avanço para a graduação na instituição.

O doutor e mestre em relações internacionais pela Universidade de Miami, Adrián Bonilla Soria, é o primeiro professor convidado. Ele falará sobre a relação entre a Europa e a América Latina, no auditório da reitoria da UnB. 

“Eu acredito que se existe uma marca do pensamento latino-americano, que está sempre em construção, é o encontro. Nós precisamos desses encontros e trocas de ideias, e depois escrevemos. Primeiro olhamos nos olhos uns dos outros, nos encontramos, escrevemos, produzimos, debatemos. É muito inovadora essa possibilidade de promover esse encontro, mesmo que se forma virtual, com outros intelectuais da América Latina e acredito que isso fortaleça e motive nossos profissionais e estudantes”, explica a antropóloga.

Publicidade

Leia também: Embaixada da Itália recebe alunos para celebrar Dia do Lixo Zero

Durante a cerimônia, foi anunciado que uma parceria semelhante com a embaixada do Peru está prevista para o segundo semestre deste ano.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.