Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘Vamos torcer para dar certo’, diz Haddad sobre meta fiscal zero

Ministro da Fazenda argumentou pela evolução ‘positiva’ das votações de projetos econômicos no Congresso Nacional

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Diogo Zacarias)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que vai “torcer para dar certo” em relação à meta de déficit fiscal zero em 2024. A declaração foi dada nesta quarta-feira (17) em Washington, capital dos Estados Unidos, onde participa nesta semana da reunião de primavera do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial e da segunda reunião da trilha financeira do G20.

“Nós estamos vendo a evolução das votações no Congresso, né? Vocês estão acompanhando. Teve uma evolução positiva ontem as negociações. Vamos torcer para dar certo”, afirmou Haddad. Antes, o ministro da Fazenda apresentou oportunidades de investimento a empresários norte-americanos e debateu iniciativas para ampliar o financiamento à transição ecológica.

Nesta quarta-feira (17), Haddad participa de alguns eventos paralelos à reunião do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. No primeiro compromisso, às 9h (horário local), na sede do Banco Mundial, o ministro tem presença confirmada no painel “A força tarefa da fome”, que visa a engajar líderes globais na luta contra a insegurança alimentar. Participarão ainda representantes dos Estados Unidos, da União Africana, Noruega e África do Sul.

Às 10h30, Haddad estará em uma discussão sobre tributação internacional, durante evento organizado em parceria entre Brasil e França, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema ganhou destaque na reunião do G20 realizada em São Paulo, em fevereiro. À tarde, o ministro, participa das reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI. À noite, às 18h30, irá a um jantar oficial de trabalho do G20, na sede do FMI.

Publicidade

Contas públicas

O governo modificou a estimativa dos resultados positivos das contas públicas para os próximos anos. Antes, a trajetória era de superávit primário em 2025 (gastos menores que arrecadação) equivalente a 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Agora é de déficit zero (gastos iguais à arrecadação), a mesma meta fiscal de 2024. A meta está disposta no projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025, encaminhado ao Congresso Nacional na última segunda-feira (15).

O PLDO serve como base para o texto do Orçamento de 2025 e é enviada pelo governo ao Congresso. A proposta deve ser analisada até o dia 30 de junho pelos deputados e senadores. Pelo texto, as expectativas do resultado primário para os próximos anos serão: 2025 – 0% do PIB; 2026 – 0,25% do PIB; 2027 – 0,5% do PIB; e 2028 – 1% do PIB. Todos os valores admitem um intervalo de tolerância de 0,25% do PIB, para cima ou para baixo, como determina a nova regra fiscal, aprovada em agosto de 2023 pelo Congresso Nacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.