Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Chef leva clientes para dentro de comunidade no Recife (PE), unindo turismo e gastronomia

Geiseane, conhecida como Negralinda, conta como transformou sua realidade ao levar turistas para conhecer a cultura da região

Cidades|Isabelle Amaral, do R7, enviada a Gramado (RS)*


Após ter sucesso em seu negócio, Geiseane criou instituto para capacitar mulheres
Após ter sucesso em seu negócio, Geiseane criou instituto para capacitar mulheres

A junção da criatividade com o empreendedorismo pode fazer as pessoas mudarem sua realidade. Foi o que ocorreu com a chef de cozinha Geiseane de Ataíde, conhecida como Negralinda. Para promover melhor o seu negócio e atrair clientes para dentro da comunidade Ilha de Deus, no Recife (PE), a mulher uniu o turismo com a gastronomia do mangue.

"Minha equipe e eu desenvolvemos um turismo de base comunitária. A gente leva as pessoas para conhecer a cultura da região, e esse tour termina no meu bistrô, dentro da comunidade. Lá, a gente fecha essa experiência, já que durante todo o processo contamos sobre histórias e raízes da região. No fim, eles degustam a culinária local", explicou Negralinda em entrevista ao R7, durante a Gramado Summit, na quinta-feira (13).

O cardápio principal do estabelecimento é a comida do manguezal, com frutos do mar. Nas redes sociais do bistrô, a chef aparece ao ensinar algumas receitas, como sururu ao coco, pastel de sururu, cuscuz recheado com sururu, mariscada e outras delícias — o que atrai mais clientes.

Mas esse não foi o único empreendimento de Geiseane, que também já trabalhou com a venda das cerâmicas que fazia. Além disso, ela tem um importante papel na região por ser a ativista social que criou o Instituto Negralinda, com o objetivo de formar empreendedoras, incentivar o empreendedorismo e ajudar, principalmente, mulheres periféricas, quilombolas e ribeirinhas a criar seu próprio negócio.

Publicidade

Instituto Negralinda e o impacto social

O Instituto Negralinda é formado por mulheres que atendem o público feminino no Recife e em regiões do entorno, para incentivá-las a empreender. "Nossa ideia é transformar as mulheres em protagonistas de suas próprias histórias", enfatizou Geiseane.

Instituto Negralinda capacita e incentiva mulheres a empreender
Instituto Negralinda capacita e incentiva mulheres a empreender

Por meio de palestras, cursos e oficinas, as participantes são estimuladas a criar negócios criativos e inovadores, tanto na área da gastronomia quanto em artesanato e turismo. Profissionais experientes apoiam o desenvolvimento e a implementação desses negócios.

Publicidade

Esses cursos têm parceria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Recife. "O acesso para a gente, mulher negra e de periferia, é muito mais difícil. Essas oportunidades mostram que nós podemos chegar aonde almejamos. É só ter foco e seguir em frente", ressaltou Negralinda.

Palco para questões sociais na Gramado Summit

Pela primeira vez em seis anos, a Gramado Summit trouxe visibilidade às inovações vindas de favelas no Brasil, como o negócio aberto por Geiseane. Além dela, o Instituto Ascendendo Mentes e a Gerando Falcões também tiveram a oportunidade de apresentar mais sobre a transformação nas comunidades que ainda continuam a ser estigmatizadas.

Publicidade

O evento, que teve início na quarta (12) e termina nesta sexta-feira (14), contou com 10 mil participantes de todos os estados brasileiros, com mais de 500 empresas expositoras e 350 palestrantes que estimulam o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia.

*A jornalista viajou a convite da Gramado Summit

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.