Cidades Ciclone extratropical com ventos de até 100 km/h atinge região Sul entre hoje e amanhã

Ciclone extratropical com ventos de até 100 km/h atinge região Sul entre hoje e amanhã

Fenômeno ganhará força na terça-feira (26), quando os efeitos poderão ser sentidos também no Rio e em São Paulo

  • Cidades | Agência Brasil

Ciclone continuará no sul até terça-feira

Ciclone continuará no sul até terça-feira

Fernando Frazão/Agência Brasil

Um ciclone extratropical deve atingir o estado do Rio Grande do Sul, com início entre o fim deste domingo (24) e a madrugada de segunda-feira (25), informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária. Ao longo do dia 25, o ciclone se intensifica sobre o oceano Atlântico, na costa gaúcha.

Ainda na segunda-feira, a convergência de umidade associada ao processo de formação do ciclone e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul dão origem a áreas de instabilidade sobre grande parte da região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo, informou o Inmet.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

A previsão é que ventos diretamente associados ao ciclone e à variação de pressão atmosférica intensifiquem as rajadas de vento, que podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h, na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda-feira e a manhã de terça-feira (26).

Durante a terça-feira, o ciclone ganhará ainda mais força, no entanto em alto-mar. Com isso, o Inmet prevê que o tempo deve ficar ventoso na faixa leste de toda a região Sul e também nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas, enquanto o sol volta a predominar em toda a região Sul. Também nesse dia, as temperaturas entram em declínio nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da região Sudeste”, informa o órgão.

Últimas