Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova Identidade traz grandes mudanças e segurança aos brasileiros

Além de ter seu formato físico, tembém será online, criando facilidade para os cidadãos

Diário Digital|

Todas as informações em um mesmo documento, com um mesmo padrão em todos os estados do Brasil. Essa é a nova carteira nacional de Identidade que já está emitida em Mato Grosso do Sul.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Márcio Paroba, o objetivo do Governo Federal é proporcionar praticidade e segurança. Feito em papel moeda, o novo modelo é ideal para evitar golpes ou fraudes. 

A documentação não terá impressão digital, mas sim um QR CODE, que é o mesmo padrão de leitura do passaporte nacional ou internacional. Assim como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), a nova carteira de identidade também terá seu formato digital.

"Antigamente, a pessoa poderia ter 27 RGs, pessoas de boa-fé, podiam ter 27 RGs com a mesma qualificação, mas é uma pessoa de boa-fé, ela poderia ter 27 RGs com qualificações diferentes. Então, com esses dados interligados com a Receita Federal e o Ministério da Justiça, tenho que consultar biograficamente se a pessoa tem um RG lá no Rio de Janeiro, tem no Ceará, em Pernambuco, isso que é a segurança maior." Márcio Paroba.

Publicidade

Diferente da carteira antiga, a nova terá prazo de validade, criança de 0 a 11anos, validade de 5 anos. Pessoas de 12 a 59 anos, validade de 10 anos e de 60 anos acima, tempo indeterminado. Essa mudança, segundo Márcio, quem exigiam eram os outros órgãos, porém não tinha na lei da carteira de identidade.

A primeira via da nova carteira de identidade é gratuita até 2032, que é o ano em que a carteira de identidade antiga não será valida no país. Já a segunda via, será paga, no valor de R$192,44 em Mato Grosso do Sul.

Publicidade

"Então a população não precisa desesperar para ir agora no posto de identificação fazer uma carteira. Ela vai ter um prazo até 2032 para tirar essa carteira dela de forma gratuita. Então terá 10 anos aí para tirar a carteira. Então os RGs antigos continuam valendo até 2032."

Para emitir a nova identidade, o cidadão deve fazer o agendamento eletrônico no site http://servicos.sejusp.ms.gov.br. Para as pessoas que não tem o acesso a computador e internet, terá que ir em uma Lan House para fazer o agendamento, pois não há outro meios, além do site.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.