Folha Vitória Abertas 3,5 mil vagas para CNH de graça no ES. Inscreva-se

Abertas 3,5 mil vagas para CNH de graça no ES. Inscreva-se

Programa CNH Social do governo do Estado abre, nesta terça-feira (18), inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pelo site até...

Folha Vitória
Foto: Rodrigo Schereder / TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

As inscrições para a segunda fase do Programa CNH Social 2023, programa do Governo do Estado, já estão abertas. Começaram às 12 horas desta terça-feira (18), devendo ser divulgado o resultado no próximo dia 7 de agosto.

O lançamento desta etapa foi realizado na manhã desta terça por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) no Palácio Anchieta, em Vitória, quando foram anunciadas mais 3,5 mil vagas, totalizando as 7 mil já disponibilizadas neste ano.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela página do programa no site do Detran até as 23h59 do dia 28 de julho. Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023.

Ao Rodrigo Schereder, da reportagem da TV Vitória, Givaldo Vieira, diretor geral do Detran, ressaltou quem pode ter acesso à oportunidade. "E desde que não esteja impedido pela Justiça de ser condutor. São poucos itens para preencher, dá para fazer pelo celular. São muitos que procuram essa oportunidade, então você deve se inscrever!", disse.

Pela página principal do site do Detran, o interessado pode chegar à página da inscrição acessando o banner ou no botão do programa CNH Social. Em seguida, deve inserir as informações pessoais solicitadas conforme informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções:

- Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro);
- Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro);
- Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E
(ex.: caminhão e carreta).

Com o objetivo de dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

40% para a primeira habilitação (A ou B);
20% para a Adição de Categoria A ou B;
40% para a Mudança de Categoria D ou E.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Seleção

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando os critérios:

- de menor renda per capita; 
- maior número de componentes no grupo familiar; 
- candidatos com Ensino Fundamental completo;
- benificiário do Bolsa Família; 
- e data e hora de inscrição.

Programa "Tudo no Mesmo Lugar"

O Detran-ES apresentou também nesta terça o programa "Tudo no Mesmo Lugar", que possibilita que todo o procedimento necessário para a compra, transferência e revenda de veículos seja realizado no local de sua comercialização quando realizado em concessionárias, distribuidores autorizados e revendas, permitindo o início e fim da transação de propriedade do veículo em poucos minutos e em um só local.

O "Tudo no Mesmo Lugar" foi constituído a partir da homologação de um sistema de assinatura avançada com coleta biométrica e reconhecimento facial, que, integrado ao sistema eletrônico de Veículos do Detran-ES, elimina a necessidade de deslocamento até um cartório para reconhecimento de firma. 

Além disso, permite que a vistoria do veículo possa ser realizada no local da comercialização e que o processo de transferência de propriedade tenha a sua documentação validada de maneira automatizada, reduzindo consideravelmente o tempo de realização do procedimento.

Além dos cidadãos interessados em comprar ou vender um veículo, serão beneficiados pelo programa cerca de 800 empresas, dentre revendas e concessionárias, bem como cerca de 400 despachantes documentalistas.

Últimas