Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Andy Rourke, ex-baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

Músico enfrentava um câncer no pâncreas, e sua morte foi anunciada por Johnny Marr, seu amigo e antigo colega de banda

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Foto: Divulgação/Vagalume

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Andy Rourke, o ex-baixista dos Smiths, morreu nesta quinta-feira (18), aos 59 anos. O músico enfrentava um câncer no pâncreas, e sua morte foi anunciada por Johnny Marr, seu amigo e antigo colega de banda.

"É com imensa tristeza que anunciamos o falecimento de Andy Rourke, após um longo período com câncer no pâncreas. Andy será lembrado como uma bela e linda alma por aqueles que o conheceram e um músico supremamente talento pelos fãs de música. Pedimos por privacidade neste triste momento", escreveu o amigo. Foto: Divulgação/Vagalume

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Rourke tocou em todos os discos da banda que ajudou a mudar o rock inglês nos anos 1980. Ao lado de Marr, que compunha as músicas em parceria com o vocalista, Morrissey, e do baterista Mike Joyce, Rourke e os Smiths gravaram bastante no relativamente pouco tempo em que ficaram juntos.

Publicidade

Entre 1983 e 1987, o quarteto lançou quatro álbuns de estúdio. O material sobressalente, singles, lados B e sessões de rádio, foi grande o bastante para preencher duas compilações contemporâneas: "Hatful Of Hollow" (1984) e "The World Won't Listen" (1987).

Foto: Divulgação/Vagalume

Publicidade
Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com o fim do grupo, Rourke manteve-se no mundo da música de maneira discreta. Ele tocou em gravações de Sinéad O'Connor, The Pretenders e em algumas faixas da carreira-solo de Morrissey. 

O baixista também fazia discotecagens e integrou o Freebass, ao lado de outros dois "ex-baixistas" célebres de Manchester: Peter Hook, do New Order; e Mani, dos Stone Roses — grupo de curta duração.

Publicidade

Em abril de 2014, ele esteve em São Paulo para discotecar em uma festa e foi chamado para uma participação especial no show de Johnny Marr no Lollapalooza daquele ano.

*Com informações do Vagalume/Portal R7.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.