Folha Vitória Bandes oferece novas linhas de financiamento para a agroindústria

Bandes oferece novas linhas de financiamento para a agroindústria

Para viabilizar a contratação, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo está subsidiando as condições operacionais das linhas BNDES...

Folha Vitória
Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Com o objetivo de proporcionar recursos para o desenvolvimento, implantação e modernização das agroindústrias capixabas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está com duas novas linhas de financiamento disponíveis para contratação. 

O investimento em modelos de negócio agroindustriais permite o beneficiamento da produção, com aumento da renda aos produtores e a articulação de cadeias produtivas do setor agroalimentar, proporcionando o desenvolvimento regional alinhado as potencialidades locais.

As linhas disponíveis, Pronamp e Moderagro, são recursos provenientes de repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e se destinam a projetos rurais de pessoas física, podendo a Linha Moderagro atender também a cooperativas de produção. 

Para a contratação desses financiamentos, o Bandes está subsidiando as condições operacionais das linhas BNDES. Dessa forma, o empresário interessado em investir na agroindústria tem menor custo com o investimento.

Como vai funcionar

A iniciativa promovida pelo Bandes funciona da seguinte maneira: parte dos custos e encargos que o empresário teria com a contratação com o banco nacional tem valor reduzido. Ou seja, torna-se mais vantajoso para o empresário capixaba fazer a contratação de linhas de financiamento do BNDES, por meio do repasse do Bandes. Com as melhores condições de contratação, as empresas podem retomar a capacidade de investimento.

De acordo com o gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Ezequiel Loureiro Nascimento, a iniciativa faz parte da estratégia do Bandes em fomentar setores estratégicos para o desenvolvimento da economia capixaba, e para isso, os empresários do campo têm apoio do banco.

“A disponibilidade de diferentes fontes de recursos oferecidas pelo Bandes permite ao banco ampliar a oferta de crédito com condições adequadas para contratação”, destaca Ezequiel Loureiro Nascimento.

Importância do setor

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a agroindústria tem participação de aproximada de 6% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado.

Últimas