Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carro guardião vai flagrar infrações de trânsito na Serra

Ele vai circular com um agente de trânsito a bordo e identificar, por meio das placas, se o veículo está com tíquete do rotativo ativo...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Nos próximos dias, um novo sistema de fiscalização de trânsito começará a operar na Serra. O veículo foi batizado de "guardião" e vai percorrer as ruas do município para fiscalizar, de forma mais ágil, questões relacionadas ao estacionamento rotativo e outras irregularidades, como restrição por furto ou roubo.

O automóvel é equipado com câmeras de vídeo interligadas aos sistemas do estacionamento rotativo e à central de videomonitoramento do Olho Vivo. O carro, que terá um agente de trânsito a bordo, vai identificar, por meio das placas, se o veículo está com tíquete do rotativo ativo, irregular ou inexistente. 

Caso seja constatada alguma anormalidade, o agente de trânsito poderá responsabilizar o indivíduo por infração ou até mesmo acionar a Polícia Militar. O guardião estará nas ruas da região de Laranjeiras, em princípio.

Inovação já é utilizada em grandes centros urbanos

O veículo utiliza a tecnologia OCR, que tem um leitor automático de placas veiculares apto a confrontar eletronicamente as informações constantes na placa, com a base de dados instalada no sistema. A inovação já é utilizada em grandes centros urbanos, como São Paulo.

O guardião estará integrado à central de videomonitoramento do Olho Vivo, que faz a emissão de alerta, reconhecimento facial e identificação de veículos com 95% de precisão.

O intuito do equipamento, além de prevenir furtos, roubos, e outros tipos de crime, é otimizar a operação, coleta de dados e, também, criar uma rede de segurança integrada às instituições como as Polícias Militar, Civil e Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.