Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Colonização do Solo Espírito-Santense: saiba onde haverá ponto facultativo

Data é celebrada na próxima terça-feira (23). Governo do Estado e prefeituras de Vila Velha e de Vitória terão cronograma especial...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Na próxima terça-feira (23) é o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense, em que se recorda a chegada dos portugueses na Prainha, em Vila Velha, no ano de 1535, dando início a ocupação europeia na, então, capitania do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Por causa disso, o governo do Estado e algumas prefeituras da região metropolitana decretaram ponto facultativo, mas em dias diferentes. Confira a data e o que funciona e não funciona em cada cidade.

Governo do Estado

O Governo estadual decretou ponto facultativo na terça-feira (23). Neste dia, não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais. 

Publicidade

A exceção fica com serviços cujas funções são em regime de escala ou que não admitem paralisação, como saúde e segurança pública, o que inclui delegacias, hospitais e o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha, que comemora também o aniversário de 488 anos da cidade nesta data, decretou ponto facultativo na segunda-feira (22). Na terça (23), é feriado. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Vila Velha

No município, nestes dois dias, somente serviços essenciais como saúde, segurança pública e limpeza urbana irão funcionar. 

Publicidade

Não haverá aulas na rede municipal da cidade na segunda e na terça-feira.

Vitória

A Prefeitura de Vitória antecipou o ponto facultativo que daria no dia 23 de maio para segunda-feira (22). Com isso, os serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão. 

Publicidade

Para o caso de dúvidas, os moradores podem obter informações pelo Fala Vitória 156, que funciona das 8h às 22h. O atendimento também pode ser realizado no aplicativo Vitória Online e no portal da PMV. 

Não haverá aulas na rede municipal na segunda-feira (22). Porém, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é dia letivo e as crianças e estudantes devem ir para as aulas. 

Data marca chegada dos portugueses na Prainha

A data de 23 de maio marca oficialmente o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. Ela tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram na região onde se localiza a Prainha, em Vila Velha, com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo.

A cidade canela-verde foi fundada pelo donatário português Vasco Fernandes Coutinho, tendo sido a sede do governo durante 14 anos. Depois, ela foi transferida em 1549 para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, hoje, a capital Vitória.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.