Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desperdício de água em Vitória chega aos 12 bilhões de litros por ano

Problema é causado principalmente por ligações clandestinas e vazamentos nas tubulações. Cesan anunciou pacote de obras para atender...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Mais de 30% de toda a água que abastece Vitória é desperdiçada desde que sai do reservatório até chegar às casas dos moradores. O número leva em consideração as ligações clandestinas e vazamentos nas tubulações. Por ano, mais de 12 bilhões de litros são desperdiçados na Capital, o suficiente para abastecer Jardim Camburi e Praia do Canto por um ano. 

O número é ainda mais trágico quando se leva em consideração o impacto da falta de abastecimento a locais mais altos, chamados pontas de rede, como é o caso do bairro São Benedito. 

A dona de casa Edicione Alves conhece bem essa realidade e relata que já chegou a passar 15 dias sem abastecimento de água na região. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp.

Publicidade

"Depois dos 15 dias veio uma semana, aí voltava, depois faltava de novo. Eu sei que nessa continuidade foram mais de três meses nesse vaivém, mas você não conseguia fazer nada", contou.

Uma nova promessa para resolver os problemas de abastecimento na região foi firmada pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) na última quinta-feira (27). 

Publicidade

São Benedito ganhará um reservatório de água que abastecerá cerca de 10 bairros da região. "Esse reservatório objetiva dar fim a esse tipo de crise, resolver os problemas de São Benedito e dos moradores daquela comunidade", afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud. 

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A medida faz parte de um pacote de investimentos anunciado pelo governo estadual e pela Cesan. Ao todo, serão investidos mais de R$ 60 milhões, destes R$ 50 milhões irão para identificação de vazamentos e troca de tubulações.

Publicidade

Coordenador do Território do Bem, Valmir Dantas afirma que a instalação do reservatório é o sonho dos moradores de São Benedito. 

"Era o sonho dessas comunidades ter um reservatório de água para suprir essas necessidades, porque agora a água não vai precisar subir por bomba, ela vai descer por gravidade, então vai ter uma melhoria de 100%. Tomara que nenhuma outra pessoa dessa comunidade sofra com a falta de água", disse.

Além destas medidas, a Cesan também firmou parceria com a Prefeitura de Vitória para obras de esgotamento sanitário na Grande São Pedro. Comdusa é um dos bairros beneficiados e segundo o líder comunitário Fernando Santos Oliveira, a falta do esgotamento adequado causa dores de cabeça aos moradores. 

"Como ele cai de um precipício e o grande problema é a caída, porque o esgoto precisa de caída, ele ainda está sendo jogado na pedra", disse.

As obras do reservatório têm conclusão prevista para o ano que vem. 

*Com informações da repórter Patrícia Scalzer, da TV Vitória/Record TV

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.