Folha Vitória ES tem a 1ª mulher reitora em universidade: "Marco na luta pela igualdade de gênero"

ES tem a 1ª mulher reitora em universidade: "Marco na luta pela igualdade de gênero"

A cerimônia de posse da farmacêutica e pesquisadora Denise Coutinho Endringer ocorreu na segunda-feira (3), na Universidade Vila Velha...

Folha Vitória

Pela primeira vez na história, o Espírito Santo tem uma mulher ocupando o cargo de reitora. A professora e pesquisadora Denise Coutinho Endringer tomou pose na segunda-feira (3) como reitora da Universidade Vila Velha, em uma cerimônia com cerca de 500 convidados. 

Foto: Divulgação UVV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

“Há esperanças de um bom tempo.” Foi assim que Denise começou o seu discurso como a nova reitora. 

Ela entra para um número seleto de mulheres no mais alto comando das universidades. Apenas 30,2% de reitores são mulheres no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Nesse dia histórico, Denise externou sua emoção ao viver esse momento. 

“Assumir a reitoria da UVV e ser a primeira mulher cientista e mãe nesse cargo no Espírito Santo é de extrema importância, pois representa um marco na luta pela igualdade de gênero e pela representatividade feminina em cargos de liderança”. Foto: Divulgação UVV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Ela ainda ressalta as dificuldades que as mulheres precisam trilhar na ciência. 

“Primeiramente, é importante destacar que a ciência ainda é predominantemente masculina, e as mulheres enfrentam diversos obstáculos para se destacarem em suas carreiras científicas. Portanto, ter uma mulher cientista à frente de uma instituição de ensino superior é uma forma de inspirar outras mulheres a seguirem o mesmo caminho e mostrar que é possível conciliar a maternidade com uma carreira de sucesso na ciência”.

Denise Coutinho Endringer é farmacêutica, pesquisadora do CNPq – principal agência de fomento à pesquisa no Brasil –, mestre e doutora em Ciências Farmacêuticas, autora e co-autora de 152 artigos científicos com impacto internacional.

Também é conselheira do Conselho Científico Administrativo da Fapes e primeira capixaba a ganhar um prêmio de inovação no AIT Swiss Camp, Venturelab S.A Suíça.

Foto: Divulgação UVV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Denise será a quarta reitora da UVV, sucedendo uma lista formada apenas por homens. 

“Em resumo, ter uma mulher cientista na reitoria é importante não apenas para a representatividade feminina, mas também para trazer uma perspectiva única para a gestão da instituição e inspirar outras mulheres a seguirem carreiras na ciência e na academia.”

Participaram da cerimônia de posse autoridades como o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo; o senador Fabiano Contarato; o presidente da OAB do Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho; o presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes; a secretária de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres, Jacqueline Moraes; o secretário de Educação, Vitor de Angelo, e o diretor-presidente do Ifes, Luciano de Oliveira Toledo, além da comunidade acadêmica, pesquisadores e familiares.

Foto: Divulgação UVV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Últimas