Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

ES terá 135 vagas de emprego no programa Mais Médicos

Terão prioridade médicos brasileiros formados em universidades no Brasil. Edital do Minist´´erio da Saúde traz 5.970 vagas em todo...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (22) o edital com 5.970 vagas para o programa Mais Médicos. A oferta está distribuída em 1.994 municípios em todas as regiões do país. Será paga uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50. No Espírito Santo, serão 135 vagas.

As inscrições estarão abertas a partir da sexta-feira (26), com prioridade para profissionais brasileiros formados no país, indo até 31 de maio. A previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O programa, que visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais, traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

Publicidade

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. 

Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as novidades incorporadas pelo Mais Médicos este ano buscam atrair e valorizar o profissional que participa do programa e, assim, garantir o cuidado da população e das comunidades. 

Publicidade

“O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, reforça.

LEIA TAMBÉM: Gripe aviária: caso em parque do ES é descartado; 2 são investigados em Cariacica

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, há, atualmente, mais de 8.000 médicos vinculados ao programa, e a abertura do edital pretende ocupar vagas ociosas, além de 1.000 vagas inéditas para a Amazônia Legal. A expectativa do governo é chegar até o final do ano com 28.000 profissionais em todo o Brasil.

Como se inscrever e critérios de alocação nos municípios

Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, por meio do site oficial do programa. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Regras da candidatura

- Ter diploma de medicina com habilitação para exercício da profissão. Para estrangeiros é preciso que esteja autorizado a atuar no exterior;

- Não possuir pendências criminais seja na Justiça Federal ou Estadual, nos últimos seis meses;

- Para os homens brasileiros, estar com a situação regular com as obrigações militares;

- Não possuir pendências na Justiça Eleitoral.

Não pode participar:

- quem já participa do programa;

- quem já participou do programa e foi desligado por descumprimento das regras; e

- quem se desligou do programa a menos de 180 dias.

Confira o número de vagas disponíveis por estados:

Acre: 56 vagas;

Alagoas: 35 vagas;

Amazonas: 475 vagas;

Amapá: 67 vagas;

Bahia: 278 vagas;

Ceará: 307 vagas;

Distrito Federal: 52 vagas;

Espírito Santo: 135 vagas;

Goiás: 188 vagas;

Maranhão: 246 vagas;

Minas Gerais: 371 vagas;

Mato Grosso do Sul: 52 vagas;

Mato Grosso: 91 vagas;

Pará: 590 vagas;

Paraíba: 53 vagas;

Pernambuco: 166 vagas;

Piauí: 66 vagas;

Paraná: 327 vagas;

Rio de Janeiro: 253 vagas;

Rio Grande do Norte: 70 vagas;

Rondônia: 73 vagas;

Roraima: 164 vagas;

Rio Grande do Sul: 541 vagas;

Santa Catarina: 211 vagas;

Sergipe: 29 vagas;

São Paulo: 1.028 vagas;

Tocantins: 46 vagas.

Total geral: 5.970 vagas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.