Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Espuma na urina pode indicar problema de saúde; veja risco e saiba o que fazer

Espuma em excesso como se houvesse sabão no vaso sanitário, presença de sangue ou coloração escura podem ser um indicio de disfunção...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Você já percebeu uma espuma na hora de urinar? O xixi, além de mostrar como está a hidratação, pode indicar outras condições de saúde como a perda de nutrientes e algumas doenças.

>> Entre no grupo do Folha Vitória no WhatsApp e receba notícias gratuitas sobre Saúde. Participe também do nosso canal no Telegram!

O nefrologista Américo Cuvello explica que, se a espuma assemelha a presença de detergente e não desaparece após a finalização do jato de urina pode ser um sinal da presença de proteína ou, em casos mais sérios, de lesões renais.

De acordo com a médica nefrologista Tamara Cunha, a espuma pode aparecer, por exemplo, com pessoas que tenham diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2. Isso porque a doença afeta o funcionamento dos rins.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Adoçante: diabéticos devem continuar usando após recomendação da OMS?

A glicose é uma das substâncias que podem ser eliminadas na excreção por indivíduos que tenham a diabetes descompensado.

Publicidade

Urina saudável: como deve ser?

Tamara explica que a urina saudável deve ser clara, sem espuma e sem o surgimento de sedimento no fundo do vaso sanitário. Segundo a médica, a urina em tom amarelo-escuro pode sinalizar a necessidade de ingestão de água.

Quais doenças podem ser indicadas na urina?

Entre as patologias que podem ser indicadas na urina estão as infecções urinárias, diabetes descompensada, lúpus e síndromes nefróticas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mito ou verdade: descongestionante nasal vicia? Médicos explicam

A urina é responsável por expelir algumas substâncias como glicose, proteína, gorduras, assim como agentes causadores de doenças, como fungos e bactérias.

"Nossos rins trabalham diariamente para remover muitas toxinas do sangue e manter nosso organismo em equilíbrio. Todos os derivados indesejáveis do nosso metabolismo são eliminados na urina ou nas fezes. Apesar de composta principalmente de água, nossa urina contém muitas substâncias como ureia, creatinina, eletrólitos e substâncias indesejáveis para o nosso organismo. Cabe aos rins realizar a seleção da quantidade e do tipo de substância a ser aproveitada ou excretada", explica Tamara.

Para evitar que o risco de quadros mais agraves, a orientação dos médicos é que, sempre que perceber sinais de algo fora do normal, marque uma consulta com um especialista.

O que fazer quando perceber sinais ou sentir dor?

A principal recomendação dos especialista é para que ao qualquer sinal de problema, como espuma em excesso, presença de sangue ou mesmo coloração escura na urina, ou ainda em caso de dores, a pessoa busque um médico.

LEIA TAMBÉM: Conheça a dieta que fez capixaba perder 55kg e virar exemplo de boa forma

Os grupos mais suscetíveis à perda de substâncias, como os diabéticos, hipertensos, obesos, tabagistas, pessoas com histórico de doenças cardiovasculares e idoso, devem ficar atentos e ter acompanhamento médico regular para prevenir ou mesmo tratar logo quadros clínicos.

*Com informações do Portal R7.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.