Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Festa da Penha terá vacinação contra gripe e covid no fim de semana

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 10 mil doses de imunizantes serão disponibilizados sem a necessidade de agendamento.

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Quem for participar da Festa da Penha e se enquadra nos grupos prioritários vão ter a oportunidade de colocar em dia a imunização contra covid e influenza. A vacinação acontece no posto de vacinação anexo à tenda de atendimento à saúde, na Prainha, entre os dias 15 e 17 de abril, durante o evento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 10 mil doses de imunizantes serão disponibilizados sem a necessidade de agendamento.

As doses de Influenza estarão disponíveis para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, idosos com idade a partir de 60 anos, gestantes e puérperas. Também serão atendidos os trabalhadores das seguintes áreas: saúde, professores do ensino básico e superior, forças armadas, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, portuários e os que atuam com transporte coletivo rodoviário.

Poderão se vacinar ainda os portadores de doenças crônicas não transmissíveis (respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica) e outras condições clínicas especiais, independente da idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias), além de funcionários do sistema de privação de liberdade.

Publicidade

Já contra a covid-19 estarão disponíveis a primeira, segunda e as demais doses de reforço, incluindo a Bivalente. Serão imunizadas pessoas com diabetes, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, obesidade mórbida, síndrome de Down e outras síndromes genéticas poderão tomar o reforço, desde que sejam maiores de 12 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Documentos necessários

Para ser vacinado, é necessário levar seus documentos (cartão do SUS ou documento de identificação). Para as pessoas que forem tomar a segunda dose e a dose de reforço, é importante levar também o comprovante de vacinação da primeira dose. A vacinação vai acontecer das 09h às 20h.

Publicidade

A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, explica que a oferta de imunizantes em um evento popular como a Festa da Penha é uma excelente oportunidade para vacinar uma grande quantidade de pessoas, inclusive de outras cidades e até Estados.

"A vacinação é essencial na garantia da diminuição dos casos mais graves de doenças; portanto, quanto maior o número de vacinados, mais protegidos todos nós estaremos”, declara.

Programação da Festa da Penha

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.