Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Festival de judô inclusivo acontece neste sábado em Vila Velha

Evento vai reunir 150 atletas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para demonstrar que o esporte pode ser um excelente...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7


Crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência (pessoas típicas e atípicas) estarão juntos no tatame no 1º Festival Farmes Henkan de Judô Inclusivo do Espírito Santo, neste sábado (13), em Vila Velha. Aberto ao público, o evento contará com a participação de 150 atletas do Estado, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e vai ser a primeira iniciativa do tipo no Brasil.

Dos atletas inscritos, que têm idades de 3 a 50 anos, 60% não têm nenhum tipo de deficiência e 40% são atípicos, com deficiências físicas ou intelectuais. 

A partir das 8 horas, haverá demonstração de crianças de três a seis anos. Às 9 horas, vai ser a vez daquelas com 7 a 10 anos. E das 10 horas em diante, a demonstração será de como pode ser um torneio exclusivamente com pessoas atípicas.

Folha Vitória
Folha Vitória

Para ele, oportunidades como essas têm um papel fundamental na promoção da diversidade e no empoderamento de pessoas especiais, proporcionando possibilidades de participação ativa no mundo esportivo, o que contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Publicidade

Socialização

Ao conferir o festival, o público terá a oportunidade de conhecer histórias inspiradoras de superação e testemunhar o potencial das pessoas com deficiência, mudando assim a percepção sobre suas capacidades.

Para o presidente da Farmes, Braz Luiz Bosi, o judô inclusivo vai além de promover a prática esportiva entre pessoas especiais, mas também busca quebrar preconceitos e estereótipos, mostrando que todos têm habilidades e potencialidades a serem desenvolvidas.

Publicidade

“É através do esporte que pessoas com diferentes habilidades podem se envolver em uma atividade física saudável, desenvolver suas capacidades motoras e cognitivas e, ao mesmo tempo, construir amizades e laços de solidariedade. Um festival como esse é essencial para promover a ideia da igualdade de oportunidades, o desenvolvimento pessoal, a saúde e o bem-estar, além de contribuir para a sensibilização e mudança de percepção. Enfim, é um meio poderoso de construir uma sociedade mais justa, diversa e acolhedora”, conclui Braz.

O sensei Erivanaldo acredita que depois do 1º Festival Farmes Henkan de Judô Inclusivo do Espírito Santo, as pessoas vão ter uma melhor consciência de que é possível unir pessoas típicas e atípicas, com fé e crença de que tudo é possível. “Esse é o melhor caminho para a socialização do ser humano, independentemente de ter alguma deficiência ou não.”

Publicidade

Serviço

1 º Festival Farmes Henkan de Judô Inclusivo

Data: 13 de maio de 2023 (sábado)

Horário: das 8 às 11 horas

Local: Centro Educacional Praia da Costa (CEPC) – Av. Antônio Gil Veloso, 1.300, Praia da Costa, Vila Velha/ES

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.