Folha Vitória Golpistas usam nome do Detran e órgão alerta população

Golpistas usam nome do Detran e órgão alerta população

Entre as atividades, foram encontrados sites duvidosos, e-mails com cobranças de multas, débitos de IPVA, entre outros golpes

Folha Vitória
Foto: Divulgação / Governo do ES
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Uma série de golpes online utilizando o nome do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vem circulando no Estado nas últimas semanas. Visando alertar os cidadãos, o órgão emitiu um alerta por meio de uma publicação. 

Entre as atividades golpistas foram encontrados sites duvidosos, além de e-mails com cobranças de multas, débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), bem como licenciamentos e propostas de facilidades na aquisição de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na compra de veículos de leilão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sobre estas fraudes, o Detran destacou, por meio de um comunicado no site do órgão, que o canal de abertura de processos e emissão de boletos para pagar taxas de serviços é o site www.detran.es.gov.br. Além disso, a instituição não realiza este tipo de contato com os cidadãos.

Abordagens

Ainda segundo a instituição, as abordagens do órgão são prioritariamente realizadas, de maneira prioritária, por meio de correspondências enviadas via Correios.

As mensagens de texto ou SMS são enviadas somente em casos de abertura de processos de veículos ou de habilitação realizadas pelo próprio cidadão ou representantes legais. 

Notificações enviadas pelo aplicativo nacional Carteira Digital de Trânsito (CDT) também são opções de abordagem para cidadãos que possuem a plataforma. 

A instituição frisou, no entanto, que o aplicativo não pertence ao Detran, mas ainda sim é um App oficial com possibilidade de notificação dos condutores e proprietários de veículos do Espírito Santo.

Caso esteja interessado na abertura ou realização de processos de habilitação, o cidadão pode acessar o site do Detran.

Para a formação de condutores, cursos de reciclagem, entre outros casos, é preciso utilizar o serviço de rede credenciada. Para saber quais são as empresas que estão aptas a realizar quaisquer serviços pelo Detran, basta conferir no site.

Leilão de veículos

Por último, o Detran destacou que todos os leilões realizadas acontecem de forma online e devem ser consultados também no portal do órgão, na área de Editais de leilão de veículos.

Caso tenha o desejo de adquirir algum veículo pelo leilão, é necessário acessar a página oficial do órgão e agendar uma vistoria no veículo de interesse. A vistoria será realizada apenas no Pátio Central do Detran, que fica localizado no município da Serra.

Para denuncias, a população pode entrar em contato com as autoridades pelo Disque-Denúncia 181, pela Ouvidoria-Geral do Estado de número 0800 022 11 17, ou ainda pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br. 

Últimas