Folha Vitória Greve paralisa linhas do metrô de SP. Veja quais foram afetadas!

Greve paralisa linhas do metrô de SP. Veja quais foram afetadas!

Entre as reivindicações, os metroviários exigem o fim da privatizações e terceirizações do serviço de transporte por parte do governo...

Folha Vitória
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Os metroviários decidiram na quarta-feira (22), entrar em greve e paralisar as atividades da Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô) por tempo indeterminado.

Com a decisão, as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho) não funcionam na capital e não há previsão para o retorno das operações, de acordo com o sindicato da categoria.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre as reivindicações, os metroviários exigem o fim da privatizações e terceirizações do serviço de transporte por parte do governo; o aumento de contratações por concurso público de novos servidores para ampliação do quadro de funcionários, e também o pagamento do abono em troca da participação dos Resultados e Lucros (PRL) que, segundo o sindicato, não foi repassado aos trabalhadores.

"É uma dívida que o Metrô tem com a categoria, e estamos exigindo que a companhia pague essa dívida na atual campanha", afirmou Alex Fernandes, presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, ao Estadão. "Estamos dando a Metrô para que se pague o mínimo necessário", disse.

De acordo com Fernandes, a companhia alega que não tem fluxo de caixa para fazer esse pagamento. "(Nós, do sindicato) Estamos dizendo que o Metrô tem que porque o Estado tem que dar esse dinheiro para o Metrô".

A possibilidade de greve já vinha sendo ventilada desde o começo do ano pela categoria, mas a adesão à paralisação das atividades era adiada nas assembleias. 

Na última semana, o Tribunal Regional do Trabalho deu tempo para que o governo apresentasse uma proposta para o pagamento do abono do PLR não pago.

Últimas