Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Grupontapé levará teatro gratuito a vários bairros de Uberlândia-MG

A temporada começa neste domingo (27/11) e segue até o dia 11 de dezembro deste ano

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Foto: Divulgação/DINO

O Grupontapé, cia de teatro de Uberlândia-MG, inicia, neste domingo, 27 de novembro, uma série de apresentações do espetáculo Balaio Popular de forma gratuita para a população da cidade. Os eventos fazem parte do projeto Manutenção do Grupontapé e Atividades Complementares, que teve início em 2020. A primeira apresentação será na Paróquia Matriz Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Laranjeiras, a partir das 20h30. A programação seguirá até o dia 11 de dezembro.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e para a realização destas ações o grupo contou com o patrocínio do Grupo Maqnelson.

Segundo uma das diretoras do Grupontapé, Kátia Bizinotto, as atividades do projeto foram adaptadas no início de execução. “Nós o inauguramos em plena pandemia de Covid-19, quando as apresentações presenciais foram suspensas devido à doença. Então, nós adequamos o projeto para apresentações virtuais, por meio do canal do Grupontapé no YouTube”, conta.

Publicidade

Na primeira etapa, o projeto contemplou três espetáculos em repertório e quatro contos da atual pesquisa do Grupo. Além disso, foram realizadas seis atividades formativas, por meio de lives (oficinas, palestras, compartilhamento, bate-papo e workshop). “Após a pandemia, pedimos a ampliação do projeto para realizar mais atividades, sendo quatro oficinas e oito apresentações presenciais do espetáculo Balaio Popular em vários bairros de Uberlândia”, explica Kátia Bizinotto.

A parceria com o Grupo Maqnelson

Publicidade

Segundo Kátia Bizinotto, a parceria com o Grupo Maqnelson foi um feliz encontro por se tratar de uma empresa que preza pelos valores humanos e sociais, e que tem uma política consistente de incentivo à cultura e a diversos outros programas, com o objetivo de promover impactos positivos na sociedade. “Desde que iniciamos a parceria, o Grupontapé tem realizado algumas ações na Sociedade Eunice Weaver no Bairro Lagoinha, ONG assistida pelo Instituto Nelson Merola, do Grupo Maqnelson, somando esforços na sua missão de transformar a vida de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio do conhecimento, do desenvolvimento humano e respeito ao meio ambiente”.

O espetáculo

Publicidade

Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé une a pesquisa feita pelo grupo do universo da cultura popular e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte-MG, grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular.

É um espetáculo que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.

A peça, que tem duração de 30 minutos e conta com quatro atores em cena, acontece dentro do círculo de balaios, que é o espaço cênico e resgata a arte de contar histórias, valorizando a cultura popular por meio das lendas, parlendas, brincadeiras, provérbios, jogos e cantigas populares que perduram de geração em geração.

Programação

DIA 27/11/2022

Local Paróquia Matriz Nossa Senhora de Guadalupe

Avenida Iraque, 222 - Laranjeiras.

Horário: 20h30

Dia 29/11/2022

Escola Estadual Teotônio Vilela

Rua da Secretária, 384 - Planalto

Horário: 14h00

Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho

Rua Joaquim Roberto Souza, 508 - Tocantins

Horário: 16h00

Dia 30/11/2022

Escola Estadual Novo Horizonte - Educação Especial

Rua Ipanema, 396 - Patrimônio

Horário: 14h00

Dia 02/12/2022

Escola Municipal Professora Maria José Mamede Moreira

Rua do Garçom, 101 – Jardim das Palmeiras

Horário: 14h00

Dia 06/12/2022

Escola Municipal Professor Milton de Magalhães Porto

Rua do Serviço, 136 - Bairro Segismundo Pereira

Horário: 14h00

Escola Municipal Dr. Joel Cupertino Rodrigues

Rua da Unidade, 80 - Res. Integração - Dom Almir

Horário: 16h00

11/12/2022

Local: Sociedade Eunice Weaver de Uberlândia

Rua Quintino Bocaiuva, 2970 – Lagoinha

Horário: 10h00

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.