Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem tem conta do Instagram hackeada e criminosos aplicam golpes no ES

Administradora do ES contou que a fraude aconteceu no início de abril, mas até agora não houve solução. Ela foi procurada por pessoas...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

As redes sociais facilitaram a vida de muita gente. Seja no âmbito profissional ou apenas por lazer, muitas pessoas passam várias horas por dia nas plataformas. Acontece que o ambiente online também esconde seus perigos, inclusive, criminosos prontos para obter vantagens.

Foi o que aconteceu com a administradora Bruna Grippa Carvalho, que teve sua conta no Instagram hackeada por criminosos, que utilizam o perfil para aplicar golpes em outras pessoas. 

Os golpistas usam a foto e as informações da Bruna para se passar por investidores e prometem altos lucros a pessoas, que acabam lesadas pela prática. Segundo a administradora, o perfil pode ter sido escolhido por conta das fotos de seu estilo de vida. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Publicidade

"Eu acho que eles olharam para o meu Instagram como uma oportunidade de dar golpes em pessoas, porque eles viram, talvez, publicações de viagens, de família, amigos. E o que aconteceu? Estão usando minha conta como se eu fosse gerente de investimentos e hackeando outras contas, como se essas pessoas fossem meus clientes", contou.

Conta hackeada há 40 dias

Segundo ela, a conta foi hackeada ainda no início de abril e há quase 40 dias tenta recuperá-la sem sucesso. Ela conta que foi avisada pelos amigos e familiares sobre o crime, mas que até agora, o problema não foi solucionado. 

Publicidade

"Há quase 40 dias eu tive minha conta hackeada, estava trabalhando no momento, quando alguns familiares e amigos entraram em contato comigo informando que alguém tinha acessado a minha conta e que estava postando stories de investimento, eu não trabalho com investimento", disse.

"E aí rapidamente foi ao meu e-mail para tentar informar que eu eu não estava alterando as informações, mas já era tarde demais. Eles já tinham alterado, passado para os dados deles e a partir daí não consegui recuperar a minha conta e começou um pesadelo na minha vida", complementou. 

Publicidade

A administradora registrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil e também fez uma reclamação em um site de atendimento aos consumidores, mas para alertar os amigos e possíveis vítimas dos golpes, criou uma segunda conta para alertar as pessoas. 

De lá para cá, ela recebeu mensagens em outras plataformas, como o Facebook, de pessoas que foram lesadas pelos criminosos. Segundo ela, cerca de 10 pessoas entraram em contato, mas acredita que o número seja bem maior. 

Ela conta que acredita que os criminosos apliquem golpes em todo o país, já que pessoas de diversos estados entraram em contato. "Não só pessoas aqui do Espírito Santo, mas de São Paulo, de Minas, Rio de Janeiro. Eles aplicam no país inteiro". 

Bruna relatou que para evitar um novo golpe, decidiu deixar a nova conta mais segura, aderindo à autenticação de dois fatores, em que uma conta só pode ser acessada com a autorização do usuário. 

"Se as pessoas imaginarem que tem outra conta, teriam essa informação, publiquei uma foto dizendo que minha conta foi hackeada. Infelizmente na minha antiga não tinha uma identificação de dois fatores, já ativei, baixei um aplicativo para isso. Você pode colocar a autenticação pelo número de celular, mas acho mais seguro pelo aplicativo porque a conta só pode ser acessada com autorização do usuário", finalizou. A Polícia Civil informou que os suspeitos da fraude ainda não foram identificados e ninguém foi preso até o momento. 

Leia Também: Operação do ES contra abuso sexual infantil leva a prisão de homem em Pernambuco

Passo a passo para recuperação da conta

Para quem também passa pela mesma dor de cabeça da Bruna neste momento, a Polícia Civil tem recomendações de como recuperar a conta no Instagram. Confira o passo a passo.

A recuperação deve ser feita por meio de um computador ou celular que já tenha acessado a conta, pois aparelhos não utilizados podem não ser reconhecidos pela plataforma. 

1 - Acesse o site instagram.com/hacked e copie o link e cole no seu navegador de internet. 

2 - Selecione a opção "minha conta foi invadida". Nesta parte, o usuário poderá seguir clicando em "abrir aplicativo" ou pelo próprio site, clicando em "avançar". 

3 - Identifique sua conta. Após clicar em avançar, será aberta a aba "Central de ajuda", onde deve ser escrito o nome utilizado na conta. 

4 - Clique em "caso acredite que sua conta do instagram foi invadida". Vá até o final, onde terá as opções "aplicativo do Instagram para android" e "aplicativo do Instagram para Iphone". 

5 - Siga as instruções de acordo com seu smartphone

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.