Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais
Publicidade

Ministério da Saúde apura novos casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES

Pasta informou que outros três indivíduos apresentam sintomas leves e tiveram contato com aves contaminadas pelo vírus H5N1

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O Ministério da Saúde está investigando novos casos suspeitos de gripe aviária em humanos no Espírito Santo. A informação foi divulgada pela pasta na noite desta sexta-feira (19). 

Na nota de atualização, o ministério disse que foram notificados três casos suspeitos de pacientes sintomáticos, sendo um já descartado. 

Os outros dois casos em investigação são de pacientes com sintomas gripais leves, que tiveram contato com o trinta-réus-de-bando, ave marinha com resultado positivo para a doença. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Publicidade

As amostras dos dois pacientes foram encaminhadas para investigação no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

"Segundo protocolo de vigilância, os pacientes foram isolados e monitorados pelas equipes de saúde. O Ministério da Saúde orientou também busca ativa para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais", reforçou.

Publicidade

As amostras de outros 32 funcionários do Parque Fazendinha, em Vitória, que ainda não são considerados casos suspeitos, também seguem em análise, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo.

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde revelou que um trabalhador de 61 anos do mesmo parque foi considerado o primeiro caso suspeito de gripe aviária no Brasil. Ele apresentava sintomas gripais leves e, conforme protocolo de vigilância sanitária, ficou em isolamento e era monitorado por equipes de saúde da capital.

Publicidade

A pasta não informou se o caso descartado era deste funcionário.

LEIA TAMBÉM: ES tem mais 4 casos suspeitos de gripe aviária em aves migratórias

Disse ainda que acompanha e está dando o suporte necessário ao governo estadual no monitoramento e encaminhamento dos casos suspeitos de gripe aviária. Foram enviados técnicos para reforçar e apoiar a equipe do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.