Folha Vitória No mês das mães, cooperativa reforça iniciativas para mulheres empreendedoras

No mês das mães, cooperativa reforça iniciativas para mulheres empreendedoras

No país, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), 45,6% dos empreendedores são mulheres, o que coloca o país na...

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO

Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2021), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, o Brasil possui cerca de 43 milhões de empreendedores. Dentro desse número, 45,6% são mulheres, ou seja, mais de 19 milhões, número que coloca o país na sétima posição no ranking mundial de empreendedorismo feminino. Na região Nordeste, a edição 2022 do Mapa de Negócios de Impacto aponta que 50% das empresas mapeadas têm como principal fundadora uma mulher e 70% têm, pelo menos, uma empreendedora na liderança.

Por isso, a importância de programas de incentivo ao empreendedorismo feminino, por meio de ações que visam promover a equidade de gênero e fortalecer o papel da mulher no mercado de trabalho.

Nesse sentido, as cooperativas da Central Sicredi Nordeste têm investido em ações que ajudam a formar empreendedoras, estimulando o empreendedorismo feminino e ajudando a criar um ambiente de negócios mais justo e igualitário.

Entre as iniciativas propostas estão as linhas de crédito específicas para mulheres empreendedoras, com taxas de juros diferenciadas e condições especiais de pagamento. A instituição também oferece capacitação e treinamento voltados para mulheres que desejam empreender ou que já possuem um negócio próprio.

Além disso, durante o ano, as cooperativas também promovem campanhas de conscientização sobre a importância do empoderamento feminino e da equidade de gênero, destacando o papel das mães empreendedoras como agentes de transformação social e econômica, um exemplo disso é a criação do Comitê Mulher, já implementado nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas, com estimativa de expansão nos demais estados da Região Nordeste.

Segundo a assessora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi Nordeste, Cristiane Cavalcanti, "o empreendedorismo feminino é uma das grandes iniciativas para o desenvolvimento econômico e social do país, e o Sicredi apoia as mulheres que desejam empreender e contribuir para a construção de um mundo mais igualitário e justo".

Premiação

Em abril, o Sicredi recebeu o prêmio Environmental Finance Bond Awards, na categoria Empréstimo Social para mulheres empreendedoras. O reconhecimento foi concedido à captação de US$ 100 milhões para financiar micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres. A operação foi realizada em parceria com a International Finance Corporation (IFC), com a expectativa de beneficiar de 10 a 15 mil mulheres empreendedoras com o recurso.

Além da iniciativa premiada, o Sicredi tem buscado outros recursos no mercado nacional e internacional, com o objetivo de fomentar o crédito e apoiar ainda mais empreendedoras brasileiras.

Últimas