Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obesidade: 70% dos adultos do ES estão acima do peso

Números são da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com informações do Atlas Mundial da Obesidade, 41% dos adultos brasileiros...

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Os números são alarmantes. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos 150 mil adultos acompanhados no Espírito Santo, em 2022, 33% estavam com sobrepeso e 36%, obesos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

A diretora de vendas Roberta Amorim tem 44 anos e chegou a pesar 110 quilos. Ela conta que sempre esteve acima do peso e que não via isso como um problema até que a obesidade passou a dificultar atividades simples do dia a dia.

Foi quando Roberta decidiu que era necessário mudar. Buscou a ajuda de uma nutricionista, adotou uma dieta mais balanceada e saudável, começou a praticar atividade física e também passou por uma cirurgia bariátrica, em 2021. 

Publicidade

LEIA MAIS: O melasma voltou? Saiba como tratar as manchas na pele

No fim de todo esse processo, a diretora de vendas perdeu 48 quilos, conquistou qualidade de vida e ganhou autoestima.

Publicidade

Brasil pode ter até um terço das crianças e adolescentes com obesidade

De acordo com informações do Atlas Mundial da Obesidade, 41% dos adultos brasileiros estarão obesos até 2035. O relatório, publicado na última semana, apontou ainda que o país pode ter até um terço das crianças e adolescentes vivendo com obesidade daqui 12 anos.

Priscila Pessanha é presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Espírito Santo. Ela explica que a doença é desencadeada por uma série de fatores. 

Publicidade

Outro ponto importante é que pessoas com obesidade têm maiores probabilidades de desenvolver pressão alta, diabetes e problema no coração. A médica destaca que o acompanhamento profissional é fundamental para o tratamento, assim como a mudança de hábitos.

6 dicas de alimentação para manter o peso

1. Evite gorduras ruins: saturadas e trans. Elas estão presentes em aliementos ultraprocessados e frituras, por exemplo;

Publicidade

2. Inclua alimentos fontes de gorduras saudáveis: castanhas, amêndoas, nozes, azeite extra virgem, abacate, peixes ricos em ômega 3, entre outros;

3. Consuma carboidratos ricos em fibras: pães, arroz, massas integrais;

4. Opte por proteínas magras: aves e peixes;

5. Beba bastante água;

6. Planeje as suas refeições.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, TV Vitória/Record TV

LEIA TAMBÉM: Rotina intensa? Dicas simples de alimentação saudável para não sair do foco

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.