Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Porto Central terá projeto de hidrogênio verde no Litoral Sul do ES

Memorando foi assinado com a empresa CEI Energética e prevê a instalação de plantas de energia solar em Presidente Kennedy

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

A Companhia Energética Integrada (CEI), empresa do segmento de geração de energia elétrica e desenvolvimento de projetos greenfield de usinas solares e hídricas, assinou um memorando de entendimentos para a construção de plantas de energia fotovoltaica e de produção de hidrogênio verde no Porto Central, complexo industrial portuário privado que está em desenvolvimento em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp e do nosso canal do Telegram!

A meta é que as plantas nesta primeira fase estejam em funcionamento até 2026, com investimento previsto de R$ 100 milhões. 

Dentro do contexto mundial de transição energética, a parceria permitirá que as empresas conduzam os estudos de viabilidade, licenciamento, instalação e construção da planta que terá a capacidade de produzir até 300 toneladas de hidrogênio verde e até 1700 toneladas de amônia verde anualmente, a partir da usina solar fotovoltaica com capacidade de 10MWp.

Publicidade

Além disso, com o projeto escalável e que deverá se integrar ao Hub de Energia Verde, uma das áreas prioritárias do porto, poderá haver expansão da capacidade produtiva ao incrementar novas unidades de eletrolisadores e aumentar a geração de energia solar.

"O hidrogênio de baixo carbono é apontado como futuro vetor para a segurança energética e descarbonização da economia mundial, e a CEI se posiciona como player estratégico nesse novo mercado. Este investimento está alinhado ao propósito inovador e sustentável do Grupo, que possui parque gerador 100% proveniente de fontes renováveis", pontua Bruno Mainardi, responsável pelos assuntos de transição energética da Companhia.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Tradicional loja Marisa no Centro de Vitória vai ser fechada

A gerente comercial do Porto Central, Jessica Chan, complementa, explicando que o Hub de Energia Verde do porto tem atraído atenção de grandes players, pois combina alto potencial para geração de energia renovável, com parques eólicos e solares, a uma posição geográfica privilegiada para atender ao mercado consumidor doméstico de energia verde e polos industriais locais e internacionais. 

Publicidade

"A estratégia é aproveitar todo esse potencial para colaborar para a segurança energética com energia livre de emissão de carbono para diferentes setores do mercado no auge da transição energética", ressalta.

Terminais de grande escala

Com área total de aproximadamente 2.000 hectares, o Porto Central poderá acomodar vários terminais de grande escala ao longo de seus 10 km de berços e píeres.

A fase de pré-instalação do projeto foi concluída em 2022 e a instalação da Fase 1 do Masterplan do projeto prevê a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um Terminal de Granéis Líquidos, incluindo a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução, o quebra-mar sul, um jetty e berços de atracação.

Já a CEI Energética é uma holding com empresas que atuam nos segmentos de geração de energia, operação e manutenção de usinas, desenvolvimento de projetos solares e hídricos, comercialização de energia e etanol e transição energética. 

A empresa atua em 15 estados, realizando operação e manutenção de mais de 100 usinas de terceiros, possui parque hidrelétrico próprio na ordem de 125MW e pipeline de projetos solares de 10GW. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.