Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quatro dicas para conhecer sobre ROI do marketing de conteúdo

O marketing é uma área indispensável para as empresas. Por isso, é importante metrificar os valores para que, tanto o negócio como...

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Um desafio constante na vida do profissional de marketing é provar o valor do trabalho para os clientes e para o mercado. Uma pesquisa da Kantar Ibope Media com executivos de publicidade mostrou que a tendência no uso de dados nas ações de marketing das marcas só tende a crescer nos próximos anos. Do total de 672 executivos de 39 países consultados, 76% afirmaram que dados devem ser usados pelas empresas e suas agências de marketing.

Essa necessidade de uso de dados para orientar ações se dá porque as empresas querem ter mais controle sobre os investimentos em mídia, conforme informaram 81% dos entrevistados.

Neste cenário, estratégias de inbound marketing ou marketing de conteúdo, que são focadas na produção de conteúdos direcionados ao público das marcas, vêm impulsionando os resultados. O marketing de conteúdo é excepcional para envolver e construir relacionamentos e otimizar o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas.

O ROI mede o lucro ou o prejuízo de cada estratégia utilizada por uma empresa em determinado período. No marketing digital, a missão de mensurar essa métrica se tornou bem menos complicada. Afinal, é possível levantar quase todos os resultados de uma estratégia na internet – e ferramentas não faltam para realizar essas análises.

Publicidade

As mídias off-line não oferecem a capacidade de mensuração que as digitais têm. Neste sentido, fica mais fácil entender quais tipos de investimento valem a pena e quais precisam ser otimizados ou cortados. Além disso, essa métrica ajuda os gestores a tomarem decisões mais embasadas.

Como saber se um método baseado em produção de conteúdo, que contribui indiretamente para as vendas, é lucrativo para a empresa? De acordo com dados da Content Trends, 71% das empresas no Brasil adotam o marketing de conteúdo, mas somente 26% levam o ROI em consideração. Por isso, é importante conhecer quatro dicas para otimizar essa estratégia na empresa:

Publicidade

1) Um passo essencial para fazer esse cálculo é definir os objetivos do marketing de conteúdo da empresa. Dependendo do que é colocado como finalidade, pode ser que esse item seja complexo demais para ser utilizado em uma conta matemática. Um KPI precisa ser simples de entender e facilmente mensurável. Afinal, qualquer profissional de uma equipe de marketing precisa acompanhar esses dados sem maiores objeções.

2) Com as metas definidas, o segundo passo para otimizar o marketing digital é ouvir a opinião dos seguidores para, assim, melhorar a produção de conteúdo. Algo que interfere bastante no retorno calculado do ROI é a qualidade do conteúdo publicado. Elementos mais específicos, como os temas dos posts, a linguagem usada, o formato e a escaneabilidade podem ser modificados de acordo com as demandas do público-alvo.

Publicidade

É possível notar isso na quantidade de visitas recebidas, tempo de permanência, likes e nos comentários em cada material postado. Os conteúdos com menos visualizações e curtidas ou sem comentários (ou que têm comentários negativos) são os que podem frear o crescimento do ROI.

3) Uma estratégia que funciona em qualquer segmento de atuação é o aumento do fluxo de postagens. A pesquisa da Content Trends revela que as empresas que produzem e publicam 13 ou mais conteúdos mensalmente geram, em média, até 4,2 vezes mais visitas do que aquelas que postam menos. Se esse número for replicado para as vendas, a transformação pode ser crucial para o negócio. Quanto mais leads, mais clientes.

4) A quarta dica é sobre o tamanho das postagens. Quanto mais completo for o conteúdo, mais chances ele terá de agradar o público e mantê-lo por mais tempo na página, bem como atrair mais tráfego para o site ou rede social. Pesquisas indicam que posts com mais de 1.200 palavras geram três vezes mais tráfego e 60% mais compartilhamentos do que as publicações com menos de 600 palavras. Ampliar esse modelo de texto, sem deixar a relevância do conteúdo de lado, pode trazer boas perspectivas para o marketing digital da empresa.

*Por Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores

Texto publicado originalmente em: https://portalcustomer.com.br/roi-do-marketing-de-conteudo-4-dicas-para-sua-empresa/

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.