Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Setor de serviços cresce 7,5% no acumulado do ano no ES

Os dados foram divulgados pela Fecomércio-ES e apontam que quatro dos cinco segmentos avaliados registraram alta

Folha Vitória

Folha Vitória|Do R7

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

O setor de serviços somou até abril um crescimento de 7,5% no Espírito Santo, no acumulado do ano, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 12,1% no período. 

Os dados foram divulgados pela Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além dos serviços profissionais e administrativos, também registraram alta nos primeiros quatro meses de 2023 os serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+8,8%); outros serviços (+6,1%); e os serviços de informação e comunicação (+4,7%). Já os serviços prestados às famílias tiveram desaceleração de 3,7% no período.

Publicidade

Na comparação interanual, o setor de serviços do Espírito Santo cresceu 3,8% e quatro dos cinco segmentos obtiveram alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares com alta de 16%.

Comparação mensal

Quando analisada a comparação mensal, após três altas consecutivas, o setor de serviços no Espírito Santo obteve queda, recuando 3,1% em abril comparado a março.

Publicidade

A Fecomércio-ES pontua que o segmento também sofreu com queda mensal no país em abril, assim como quase a totalidade das unidades da federação.

O setor de serviços tem por característica refletir o desempenho de outras atividades econômicas e tanto o setor industrial quanto o comercial também registraram recuos na comparação de abril com março.

Publicidade

Na análise da Federação, para os próximos meses, gerar o crescimento terá vários desafios, além dos macroeconômicos atuais, como as discussões sobre a reforma tributária, que é considerada necessária por todos, mas que nas propostas apresentadas tem o setor de serviços como um dos mais impactados negativamente, o que trará reflexos nos negócios e na geração de empregos formais.

Reestruturação metodológica

A partir da divulgação de janeiro 2023, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) passou por uma reestruturação das pesquisas conjunturais do IBGE, que significou também a divulgação de uma nova série histórica, com o encadeamento entre a nova pesquisa e a antiga.

A atualização da pesquisa, que ocorre de forma periódica na rotina do IBGE, reuniu uma nova amostra de empresas, inclusão e exclusão de atividades e alterações nos pesos dos produtos, entre outras mudanças.

A pesquisa é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os dados são divulgados com defasagem de dois meses e podem sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. O tratamento e a análise dos dados do Espírito Santo são realizados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.