Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Setor de serviços do ES inicia o ano com crescimento e se destaca no país

Segmento que se destacou no período foi o de “outros serviços”, com alta de 19,5%, segundo dados da Fecomércio-ES

Folha Vitória|

Folha Vitória
Folha Vitória Folha Vitória

Com crescimento de 3,9% em janeiro de 2023, quando comparado ao mês anterior, o setor de serviços do Espírito Santo iniciou o ano com alta, contrariando a tendência do cenário nacional, que registrou queda de 3,1% no mesmo período.

Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) –, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A pesquisa traz, ainda, os resultados do setor de serviços comparando o mês de janeiro de 2023 com janeiro de 2022. Neste caso, a alta no Espírito Santo foi de 5,8% e no Brasil houve crescimento de 6,1%.

Publicidade

No Estado, o segmento que se destacou no período foi o de “outros serviços”, com alta de 19,5%. Esse setor engloba as atividades de manutenção e reparação de veículos, manutenção de computadores, serviços de coleta de lixo e limpeza, entre outros.

Também registraram altas os serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 15,9%; e transportes, serviços auxiliares e correio, com alta de 6%.

Publicidade

Na análise da Fecomércio-ES, o resultado de janeiro de 2023 é ainda mais positivo por ser um setor que se recuperou de forma mais tardia das medidas restritivas, mas que, atualmente, está acima do patamar pré-pandemia.

A federação acredita que o último trimestre de 2022, que foi um pouco menos movimentado no setor de serviços, contribuiu para o resultado positivo acima da média nacional neste primeiro mês de 2023.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.