Folha Vitória VÍDEO | Último dia de inverno no ES começa com nevoeiro e chuva. Confira como fica o tempo durante a primavera!

VÍDEO | Último dia de inverno no ES começa com nevoeiro e chuva. Confira como fica o tempo durante a primavera!

Segundo o Incaper, a tendência climática para a estação das flores, que começa na terça-feira (22), é de mudanças aceleradas nas condições do tempo e de chuvas abaixo da média no Estado

Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O último dia de inverno no Espírito Santo começou abafado e com chuva em vários pontos da Grande Vitória. Logo no início da manhã, moradores de Vitória e Vila Velha também fizeram registro de um nevoeiro, principalmente próximo às praias.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a formação do fenômeno é provocada pelo resfriamento do ar saturado devido a alta taxa de umidade.

"O aumento da umidade está sendo provocado pela aproximação de uma frente fria em direção ao Espírito Santo. Esse sistema transporta muita umidade para o estado, que segue com tempo instável. A base das nuvens mais baixas pode se aproximar do solo em alguns dias chuvosos, uma vez que o ar extremamente úmido e com leve diminuição de temperatura facilita a condensação do vapor d’água e formação de nuvens em níveis mais baixos", explicou o instituto.

Em imagens feitas pelo drone da TV Vitória / Record TV, também foi possível identificar o fenômeno. Veja:

Foto: João Claudio Moreno
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória
Em Vila Velha, moradores flagraram a passagem do nevoeiro no início da manhã

Ainda segundo o Incaper, a segunda-feira (21) será de sol entre algumas nuvens e chuva, em alguns momentos, em todo Estado. A temperatura diminui em todas as regiões.

Na Grande Vitória, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. A temperatura mínima é de 21 °C e máxima de 28 °C. 

Na Região Sul, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 16 °C e máxima de 30 °C. Nas áreas altas: mínima de 14 °C e máxima de 24 °C.

Na Região Serrana, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 21 °C.

Na Região Norte, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 17 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Noroeste, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 31 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 18 °C e máxima de 30 °C.

Na Região Nordeste, o sol aparece entre algumas nuvens e chove em alguns momentos. Temperatura mínima de 21 °C e máxima de 30 °C.

Tendências para Primavera

Foto: Divulgação/Pexel
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

A primavera de 2020 começa nesta terça-feira (22), às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília) do dia 21 de dezembro. Segundo o Incaper, na Região Sudeste do Brasil, por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera traz consigo mudanças aceleradas nas condições de tempo.

No Espírito Santo, apesar de diminuírem sua frequência, algumas frentes frias ainda avançam com fraca intensidade pelo território capixaba. As massas de ar frio que acompanham as frentes provocam quedas ocasionais de temperatura, principalmente na Região Serrana. Há um aumento progressivo na quantidade de precipitação, marcando a passagem da estação seca para a chuvosa.

Ainda de acordo com o Instituto, para o mês de setembro, os prognósticos climáticos apontam para a tendência de chuvas abaixo da média, enquanto que as temperaturas devem se comportar em torno da média.

Últimas