Folha Vitória Vitória sedia fórum sobre geração distribuída de energia

Vitória sedia fórum sobre geração distribuída de energia

Energia solar, eólica e de biomassa são exemplos de geração distribuída. Encontro vai reunir especialistas para discutir atualizações...

Folha Vitória

Vitória sediará entre os dias 1 e 2 de março, pela primeira vez, o Fórum Regional de Geração Distribuída da região Sudeste (Fórum GD Sudeste). Geração distribuída (GD) é aquela gerada a partir de geradores menores localizados no ponto de consumo ou muito próximos a ele. É o caso, por exemplo, de energia solar, eólica, de biomassa ou de pequenas centrais hidrelétricas.

Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

O encontro terá como objetivo reunir toda a cadeia regional do setor, incentivar as oportunidades de negócios e discutir as questões regulatórias que o setor vem passando, como a Lei n. 14.300, de 2022, que institui o marco legal da micro e minigeração distribuída de energia. Além disso, os 22 painéis confirmados envolvem mentorias sobre as novas tecnologias e abordagens sobre o futuro.

“O evento desembarca em Vitória e em um contexto e um cenário totalmente diferente da geração distribuída. Hoje a energia solar, por exemplo, é a segunda fonte no Brasil no fornecimento de energia, ultrapassando a energia eólica, inclusive em um cenário totalmente promissor que demonstra realmente a força e o poder desse setor, que é o que mais cresce no Brasil”, afirma o organizador do fórum, Tiago Fraga.

Promovido pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Fórum GD da Região Sudeste está na 17ª edição e é visto como uma importante oportunidade de atualização sobre o mercado GD, com novas atualizações, tecnologias e oportunidades de negócios principalmente com a entrada da nova lei.

“Este será o primeiro Fórum GD do ano. Uma oportunidade única e ótima para se atualizar, principalmente em 2023 que é um ano cheio de desafios, com a entrada em vigor da Lei n. 14.300, novas tecnologias e tendências para o setor”, ressalta o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim. Foto: Divulgação
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Cenário

A produção de energia por meio da geração distribuída vem ganhando espaço no Brasil e muitas regiões já se mostram extremamente competentes no que diz respeito a esse tipo de geração de energia. A região Sudeste, por exemplo, é uma delas e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ela se encontra como líder atualmente, já que possui dois de seus quatro estados com mais instalações.

Um levantamento divulgado pela agência mostra que Minas Gerais e São Paulo estão entre os maiores estados geradores de geração distribuída do país, com respectivamente 2.462GW e 2.352GW de energia. Rio de Janeiro e Espírito Santo também já se mostram bastante promissores. A região inteira junta já possui mais de 590 mil conexões em GD, o que é um marco para o setor.

Serviço

Fórum GD Sudeste – 17ª edição

Data: 1 e 2 de março de 2023

Horário: 8h30 às 18 horas

Local: Ilha Buffet – Álvares Cabral

Informações e inscrições: forumgdsudeste.com.br

Últimas