Folha Vitória Voluntários realizam mutirão de limpeza nas Ilhas Itatiaia e Pituã, em Vila Velha

Voluntários realizam mutirão de limpeza nas Ilhas Itatiaia e Pituã, em Vila Velha

Segundo a prefeitura, os visitantes são bem-vindos para desembarcar e conhecer as ilhas, tomar banho de mar, relaxar e curtir a tranquilidade...

Folha Vitória
Foto: Everton Thiago / PMVV
Folha Vitória

Folha Vitória

Folha Vitória

Servidores, atletas, autoridades do mar, parceiros e voluntários da comunidade podem participar do mutirão de limpeza das ilhas Itatiaia e Pituã, na Praia de Itapuã, em Vila Velha, neste sábado (1º).

O encontro será às 7h na tenda da prefeitura localizada na curva dos pescadores em Itapuã. Os voluntários irão recolher o lixo tanto da parte terrestre quanto da parte marinha do arquipélago. É importante ressaltar que a prefeitura não se responsabiliza pelo transporte aquático dos participantes.

Por isso, para aqueles que participarão da limpeza da ilha, certifique-se de garantir o transporte até as ilhas. Pode-se utilizar pé de pato, nadadeira, stand up, prancha, caiaque ou canoa. Só vá nadando se tiver segurança.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para as pessoas que não conseguirem atravessar, a Prefeitura de Vila Velha também realizará a limpeza da praia na faixa de areia. Dessa forma, leve sua própria garrafinha e copo de água, use protetor solar e roupas e sapatos que podem ficar úmidos.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo explicou que a ação objetiva não só realizar a limpeza local, mas também sensibilizar a população quanto a importância de manter os ambientes naturais de Vila Velha limpos:

“As ilhas também são locais de reprodução de aves marinhas locais e migratórias ameaçadas de extinção e no período de defeso fica restrita a visitas, conforme previsto na Resolução Consema 11/2005. Daí a importância de ações de educação ambiental, para que os visitantes contribuam com a preservação do local”, disse.

No fim de 2022, a Prefeitura de Vila Velha instalou placas orientavas nas ilhas. A gerente de Recursos Naturais, Manuela Batista, contou que a sinalização contém informações sobre as atitudes corretas ao visitar as ilhas.

“Por ser uma área de grande biodiversidade é de suma importância o ordenamento do local e respeito as regras de uso do arquipélago, para que as visitações aconteçam e também contribuam para a proteção deste importante patrimônio ambiental do município”, ressaltou.

Veja as regras para participar do mutirão de limpeza na Praia de Itapuã

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, os visitantes são bem-vindos para desembarcar e conhecer as ilhas, tomar banho de mar, relaxar e curtir a tranquilidade da natureza, ou ainda para praticar mergulho. Entretanto, devem respeitar as regras de uso local:

• Não fazer Fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão trazidos do continente; 
• Não cortar, nem danificar por outras formas a vegetação; 
• Não acampar; 
• Não deixar lixos ou quaisquer materiais estranhos ao ambiente; 
• Não introduzir plantas ou animais; 
• Não levar animais domésticos
• Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da secretaria de Serviços Urbanos, o mutirão conta com ainda com parceria do restaurante Aloha, da distribuidora Pomar, além da participação do grupo Renova Itapuã e de coletivos esportistas de natação, canoagem, surf, stand up, mergulho e passeios de translado de pescadores locais.

*Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Últimas