Folha Vitória Webinar sobre carreiras de TI em Portugal reúne especialistas em inovação

Webinar sobre carreiras de TI em Portugal reúne especialistas em inovação

Os caminhos para a internacionalização profissional na área da tecnologia da informação a partir de Portugal serão apresentados pelos...

Folha Vitória
Foto: Divulgação/DINO

Os caminhos para a internacionalização profissional na área da tecnologia da informação a partir de Portugal serão apresentados por especialistas em mobilidade internacional e recrutamento de talentos. O webinar “Portugal de portas abertas aos profissionais de TI: saiba como construir seu futuro na Europa” terá as participações de Joana Oliveira, territory manager da Amazon Web Service (AWS) e Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Tâmega (IET), centro de inovação, negócios e incubação de empresas na região norte portuguesa.

Organizado pela Move, empresa especializada em mobilidade internacional com soluções em recrutamento e regularização de profissionais estrangeiros em Portugal, o evento é gratuito e está com inscrições abertas. No dia 9 de fevereiro, a programação se iniciará às 19h30, no horário do Brasil (22h30, em Portugal), com a apresentação “Qual perfil profissional almejado pelas corporações europeias? Com a territory manager da Amazon Web Service (AWS), Joana Oliveira. A especialista falará sobre a atuação da AWS, o perfil dos profissionais na corporação e como acontece o processo de contratação.

Em seguida, o diretor-executivo do IET, Fernando Belezas, apresentará o potencial das cidades do interior de Portugal no desenvolvimento tecnológico e na geração de novas oportunidades de trabalho para profissionais de tecnologia. Segundo ele, é importante que os profissionais de TI, que têm interesse em construir uma carreira na União Europeia, conheçam as regiões portuguesas, seus projetos inovadores e comparem o custo e qualidade de vida antes de escolherem as oportunidades. Belezas destaca que na região do Tâmega, por exemplo, há mais de 200 vagas abertas neste momento. A procura por profissionais de tecnologia é crescente na Europa, há estudos que apontam para a escassez de cerca de 800 mil profissionais de TI no continente.

A moderadora do webinar, a especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Comércio Exterior, Erika Santos, que é business manager da Move, afirma que Portugal, atualmente, é visto como um hub de tecnologia em ascensão na Europa e tem vivenciado um momento de expansão com unicórnios e programas de referência para empresas e startups. Recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lançou a Fábrica de Unicórnios que tem como objetivo incentivar e atrair startups no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores.

Erika comenta que os investimentos no setor tecnológico têm tornado o país atrativo aos profissionais de tecnologia de todo o mundo, incluindo os brasileiros. Este cenário foi determinante para que o analista de sistemas Felipe Freitas, de 36 anos, escolhesse Portugal para iniciar a internacionalização de sua carreira. Natural de São Paulo, ele se mudou para Lisboa em agosto de 2021 , mas já atuava profissionalmente para o país de forma remota.

Head de Tecnologia da Martins Castro, Freitas também participa do evento e vai falar sobre sua experiência e desenvolvimento profissional em Portugal. Para ele, o país tem um plano audacioso de se tornar um dos maiores polos de tecnologia do mundo, o que é estimulante para os profissionais da área. “Os altos incentivos do setor público nesta área, como, por exemplo, a organização da WebSummit, as possibilidades de trocas de conhecimentos com pessoas do mundo todo me fizeram escolher o território português para essa jornada na Europa”. Na visão de Freitas, Portugal tem tudo para se consolidar como referência na área de tecnologia também pela qualidade de vida, segurança e a cultura amistosa com os profissionais de outros países. “O país quer receber o estrangeiro e tem criado condições para isso”.

Processos de contratação e regras migratórias

As diferenças nos processos de contratação no Brasil e em Portugal compõem a temática da apresentação da fundadora da Hunting TI, Fabiana Tempesta. Responsável por uma empresa de recrutamento do Brasil e União Europeia, abordará sobre as oportunidades e armadilhas nas propostas de trabalho e oferecerá orientações sobre quais aspectos os candidatos devem priorizar na hora de escolher uma vaga.

A mestre em Direito Internacional e especialista em Direito Migratório, Michelle Passos da Silva, vai realizar a apresentação “Uma jornada de mobilidade internacional segura e regularizada.” De acordo com ela, é importante conhecer as formas de acesso a Portugal conforme as regras migratórias, os tipos de vínculos de trabalho e os regimes fiscais para que o profissional faça as melhores escolhas.

Durante a palestra, a especialista abordará ainda sobre os processos e prazos para solicitação da documentação pessoal, agendamento junto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, reagrupamento de familiares, abertura de conta bancária, entre outros.

Palestrantes:

●  Joana Oliveira, territory manager Amazon Web Services (AWS) Palestra: Qual perfil profissional almejado pelas corporações na Europa?

●  Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Tâmega (IET)

Palestra: Portugal além dos grandes centros urbanos para profissionais de tecnologia

●  Felipe Freitas, head de tecnologia da Martins Castro Palestra: Minha jornada profissional em terras lusitanas

●  Fabiana Tempesta, fundadora da Hunting TI, empresa de recrutamento referência na União Europeia e Brasil

Palestra: Diferenças nos processos de contratação no Brasil e em Portugal

●  Michelle Passos da Silva, mestre em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa e especialista em Direito Migratório da Move

Palestra: Como ter uma jornada de mobilidade internacional segura e regularizada

Ingressos limitados

Últimas