Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ceia de Natal: conheça uma receita barata e aprecie sem culpa

Algumas casas preferem o peru assado ao bacalhau. Com bastante trabalho e muitas vezes planejada com bastante antecedência, muitas...

Portal Correio

Portal Correio|Do R7

Portal Correio
Portal Correio Portal Correio

Algumas casas preferem o peru assado ao bacalhau. Com bastante trabalho e muitas vezes planejada com bastante antecedência, muitas famílias brasileiras fazem a ceia de Natal ser farta. Peru ou bacalhau, e quase sempre arroz de festa e salpicão como acompanhamentos, além de rabanada, panetone e frutas diversas para a sobremesa. Junta-se a isso o champanhe ou a sidra, para os adultos brindarem os momentos. Está pronta a mesa.

Contudo, mesmo com esse cenário agradável, a ceia de Natal acaba não sendo aproveitada por todo mundo. Há quem se preocupe demais, tenha medo de “chutar o balde” e engordar no período, sentindo culpa por isso. Mas a dica é evitar esse tipo de pensamento e pensar em adotar hábitos alimentares saudáveis que sejam perenes, não só nas festas do fim de ano.

“Mudança de hábito é algo conseguido com o tempo, aos poucos. O indivíduo deve querer mudar e aceitar a mudança; o ideal é mudar durante todo o ano e aproveitar as datas comemorativas sem culpa”, aconselha o nutricionista e Prof. Dr. Janilson Avelino da Silva, do curso de Nutrição do Unipê.

Para ajudar nisso, o nutricionista indica uma receita para de frango recheado para substituir o tradicional peru natalino, como forma de baratear preparo, além de uma receita de rabanada para a sobremesa. Confira!

Publicidade

Frango natalino recheado

Ingredientes

Publicidade

– 1 frango inteiro já pré-assado

– 1 cebola

Publicidade

– Azeite

– Farinha de mandioca

– Peito de peru

– Queijo coalho

– Azeitona

– Ervilha e milho verde

– Orégano

Modo de preparo

1. Leve todos os ingredientes à frigideira com azeite, começando pela cebola e finalizando com a farinha, produzindo, assim, um recheio especial para o frango. 2. Abra o frango, coloque o recheio dentro. 3. Se precisar amarrar, faça isso com um barbante e leve ao forno só para finalizar.

Rabanada (sobremesa)

Ingredientes

– 3 pães franceses amanhecidos

– 2 xícaras (chá) de leite

– ½ lata de leite condensado

– 3 ovos

– ½ xícara (chá) de óleo para fritar

– ½ xícara (chá) de açúcar para polvilhar

– Canela em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo

1. Corte os pães em fatias médias. Reserve. 2. Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture-os com uma colher. Reserve. 3. Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea. 4. Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer. 5. Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite. 6. Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha. 7. Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva a seguir.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.