Portal Correio
Portal CorreioPelo menos três árvores caíram após as fortes chuvas registradas em João Pessoa entre essa quarta-feira (18) e esta quinta-feira (20). Além disso, a cidade também tem pontos de alagamento e bolsões de água em algumas vias.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), as quedas de árvores ocorreram no Timbó, Colibris e em Mandacaru. “Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão trabalhando nos locais”, informou a Semob, completando que agentes de trânsito trabalham nas vias para organizar o tráfego e orientar condutores.
Outro problema foi identificado na via de acesso entre os bairros Miramar e Castelo Branco, onde bambus despencaram e ameaçaram cair sobre a pista.
Portal Correio
Portal CorreioA Defesa Civil de João Pessoa informou que não foram registradas ocorrências graves com as chuvas. “Continuamos monitorando as áreas de risco, especialmente as localizadas próximas a barreiras, encostas e às margens dos rios que cortam a cidade”, disse o chefe da Defesa Civil da Capital, coronel Kelson Chaves.
Conforme a defesa Civil, hoveu em João Pessoa 74,4 milímetros nas últimas 24 horas. No mesmo período do ano passado, já havia chovido 92,4 mm, ou seja, 19,49% a mais que este ano.
Acompanhe a TV Correio na internetDurante todo o mês de janeiro de 2022, foram registrados 198,2 mm de chuvas. “Um número bastante significativo, especialmente se considerarmos o período de alta estação”, disse Chaves.
Um milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 20 mm, seriam 20 litros de água em cada metro quadrado.
Veja abaixo o que fazer caso haja emergências ou problemas com chuvas.
Defesa CivilEm caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. Em todo o estado, a Defesa Civil também atende 24 horas no telefone 199.
Queda de árvoresEm caso de árvores que apresentem risco de tombamento em João Pessoa, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83) 98645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios. Os técnicos da Semam estão vistoriando as áreas verdes, checando se há árvores que apresentem riscos de cair.
Problemas com galeriasA população de João Pessoa pode solicitar qualquer serviço de manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), entre galerias, drenagem, terraplanagem, tapa-buraco e iluminação por meio do 0800 031 1530 e da plataforma Prefeitura Conectada, no site da prefeitura.