Portal Correio Chuva em João Pessoa causa alagamentos e queda de árvores; saiba a quem pedir ajuda em emergências

Chuva em João Pessoa causa alagamentos e queda de árvores; saiba a quem pedir ajuda em emergências

Pelo menos três árvores caíram após as fortes chuvas registradas em João Pessoa entre essa quarta-feira (18) e esta quinta-feira (20...

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Fotos: Divulgação/Semob-JP/Montagem: Portal Correio

Pelo menos três árvores caíram após as fortes chuvas registradas em João Pessoa entre essa quarta-feira (18) e esta quinta-feira (20). Além disso, a cidade também tem pontos de alagamento e bolsões de água em algumas vias.

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), as quedas de árvores ocorreram no Timbó, Colibris e em Mandacaru. “Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão trabalhando nos locais”, informou a Semob, completando que agentes de trânsito trabalham nas vias para organizar o tráfego e orientar condutores.

Outro problema foi identificado na via de acesso entre os bairros Miramar e Castelo Branco, onde bambus despencaram e ameaçaram cair sobre a pista.

Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio
Foto: Divulgação/Semob-JP

A Defesa Civil de João Pessoa informou que não foram registradas ocorrências graves com as chuvas. “Continuamos monitorando as áreas de risco, especialmente as localizadas próximas a barreiras, encostas e às margens dos rios que cortam a cidade”, disse o chefe da Defesa Civil da Capital, coronel Kelson Chaves.

Conforme a defesa Civil, hoveu em João Pessoa 74,4 milímetros nas últimas 24 horas. No mesmo período do ano passado, já havia chovido 92,4 mm, ou seja, 19,49% a mais que este ano.

Acompanhe a TV Correio na internet

Durante todo o mês de janeiro de 2022, foram registrados 198,2 mm de chuvas. “Um número bastante significativo, especialmente se considerarmos o período de alta estação”, disse Chaves.

Um milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 20 mm, seriam 20 litros de água em cada metro quadrado.

Veja abaixo o que fazer caso haja emergências ou problemas com chuvas.

Defesa Civil

Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. Em todo o estado, a Defesa Civil também atende 24 horas no telefone 199.

Queda de árvores

Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento em João Pessoa, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83) 98645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios. Os técnicos da Semam estão vistoriando as áreas verdes, checando se há árvores que apresentem riscos de cair.

Problemas com galerias

A população de João Pessoa pode solicitar qualquer serviço de manutenção da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), entre galerias, drenagem, terraplanagem, tapa-buraco e iluminação por meio do 0800 031 1530 e da plataforma Prefeitura Conectada, no site da prefeitura.

Últimas