Portal Correio ‘De Repente na Estrada’ tem Erasmo Ferreira e João Lourenço em Itabaiana

‘De Repente na Estrada’ tem Erasmo Ferreira e João Lourenço em Itabaiana

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza na próxima sexta-feira (2), às 20h, mais uma edição do projeto ‘De Repente na Estrada’, desta vez no município de Itabaiana, no Agreste do estado. O show gratuito acontecerá na Praça Epitácio Pessoa e traz a dupla de repentistas paraibanos Erasmo Ferreira e João Lourenço. A apresentação […]

Portal Correio
Itabaiana

Itabaiana

Portal Correio
Foto: Divulgação/Secom-PB

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza na próxima sexta-feira (2), às 20h, mais uma edição do projeto ‘De Repente na Estrada’, desta vez no município de Itabaiana, no Agreste do estado. O show gratuito acontecerá na Praça Epitácio Pessoa e traz a dupla de repentistas paraibanos Erasmo Ferreira e João Lourenço. A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, coordenador do projeto.

Gilberto Gil agradece ‘corrente solidária’ após ser hostilizado por torcedores brasileiros no Catar

João Lourenço nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, mesma propriedade rural onde nasceu o romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na Zona Rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente, João Lourenço reside em Caruaru (PE). É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

Erasmo Ferreira nasceu um Aroeiras (PB) e desde pequeno sinalizava a afinidade com a arte do repente e da cantoria. Percebendo o talento do filho, sua mãe logo o presenteou com o primeiro violão, instrumento comprado de um cigano que passava pela cidade. Assim, aos 15 anos, ele começou a participar de apresentações e, desde então, passou a se destacar em encontros e festivais de violeiros pela região Nordeste e por todo o país.

No começo dos anos 90, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde deu continuidade à cantoria. Tem uma constante preocupação em promover a cultura nordestina, atuando em Aroeiras, Serra Branca, São Jose do Cordeiros, entre outros municípios. Já conquistou vários prêmios em festivais de violeiros e gravou três CDs, acumulando também algumas participações em álbuns de festivais com parceiros de poesia. Atualmente, Erasmo Ferreira reside em Campina Grande, onde assumiu, em janeiro do ano passado, o cargo de presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos (ARPN), com sede naquela cidade.

Acompanhe a TV Correio na internet

O projeto ‘De Repente na Estrada’ vem sendo realizado no formato presencial desde janeiro de 2022. O objetivo da ação itinerante é visitar uma cidade paraibana a cada mês, levando a cultura popular ao interior da Paraíba e, para isso, conta com a participação de 30 repentistas de seis estados do Nordeste: Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Últimas