Portal Correio Veja orientações de como evitar golpes em compras online neste final de ano

Veja orientações de como evitar golpes em compras online neste final de ano

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) reuniu algumas orientações para que os usuários evitem cair...

Portal Correio
(Foto: Divulgação/Procon-JP)

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) reuniu algumas orientações para que os usuários evitem cair em golpes virtuais. Quando se trata da internet, todo cuidado é pouco para não comprar gato por lebre. 

Uma das primeiras orientações é: Redobre a atenção para promoções de empresas que você nunca tenha comprado antes. Essas ofertas podem chegar por email ou mesmo serem enviadas por seus amigos pelo Instagram. Desconfie de perfis que vendem produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.

Mas, se você gostou da oferta, basta verificar se a loja tem site e leia as considerações deixadas por outros clientes.

Segurança dos dados 

Para evitar cair em golpes, evite fornecer dados pessoais em links enviados sobre supostas promoções e desconfie de pedido de pagamento imediato para que a oferta seja mantida.

Segundo o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, no caso de pagamento via PIX, o consumidor deve fazer a transferência dentro do ambiente da loja virtual confiável. Se a empresa fornecer um QR Code, conferir com atenção todos os dados para confirmar a identidade da loja. Para pagamento com boleto, verificar o nome da empresa que aparece no documento, no aplicativo ou site do banco. Desconfie se o nome for diferente da loja onde a compra foi feita.

Sites não recomendados

O Procon-JP mantém em seu portal uma lista de empresas que lesaram o consumidor de alguma forma e que, por isso, passaram a integrar o rol de sites não recomendados pelo órgão. Esse catálogo de “marcas non gratas” é atualizado periodicamente. O consumidor pode verificar a listagem por meio do link: Procon: Aplicativos (proconjp.pb.gov.br).

Vítima de golpe

 Se você tomou todos os cuidados antes de realizar uma compra online, mas, ainda assim, foi vítima de uma fraude – o produto não foi entregue, recebeu um produto com qualidade inferior ao descrito pelo vendedor, procure os canais de proteção ao consumidor.

O Procon-JP fica localizado na Avenida Pedro I, 473, Tambiá, em João Pessoa, e funciona das 8h às 17h. Os telefones para contato são: (83) 3213-4702 – recepção; (83) 98665-0179 – Procon-JP na sua mão.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

O post Veja orientações de como evitar golpes em compras online neste final de ano apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.

Últimas