Portal Correio Verão: como se alimentar e se hidratar adequadamente?

Verão: como se alimentar e se hidratar adequadamente?

O verão chegou com tudo na capital paraibana, com previsão de temperaturas máximas diárias por volta de 31 °C. Sol, praia, mar, tudo...

Portal Correio
Portal Correio

Portal Correio

Portal Correio

O verão chegou com tudo na capital paraibana, com previsão de temperaturas máximas diárias por volta de 31 °C. Sol, praia, mar, tudo bem convidativo para os turistas e os habitantes de João Pessoa curtirem uma das épocas mais agitadas da cidade. E o calor típico da época nos lembra de que, para aproveitar a estação, é preciso cuidar da alimentação e da hidratação.

Segundo a nutricionista Larissa de Brito Medeiros, a produção de suor aumenta muito devido às altas temperaturas do verão. “Adotar uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras auxilia na manutenção dos níveis de sais minerais no organismo, nutrientes bastante perdidos no suor. Além disso, alimentos com muita água na composição, como melancia, melão e abacaxi, são muito bem-vindos”, considera.

Larissa, que é professora doutora do curso de Nutrição do Unipê, completa a orientação falando sobre como melhor se hidratar no verão. “Além da água, optar por suco de frutas e, principalmente, água de coco auxilia na hidratação e reposição de sais minerais importantes perdidos no processo de transpiração”, sinaliza.

Então para evitar a desidratação, é preciso lembrar de manter uma alimentação adequada, com um bom aporte de fontes de carboidratos para fornecimento de energia (frutas, raízes, feijão, arroz, etc.), e beber mais líquidos do que em outras épocas do ano. “Esses cuidados são ainda mais importantes quando houver a exposição solar direta e por mais tempo, como em dias de lazer na praia”, pontua a nutricionista.

Seja um profissional de nutrição!

Se você gosta das temáticas ligadas à alimentação, no curso de Nutrição do Unipê você aprenderá como contribuir para a melhoria da qualidade de vida, com vistas à segurança alimentar e à atenção dietética. Saiba mais!

Últimas