Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: mortes no trânsito aumentam na capital, mas Estado tem queda

Governo de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (22) o balanço de mortes em acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano

São Paulo|Gabriel Croquer* e Kaique Dalapola, do R7

Na capital, 208 pessoas morreram no trânsito nos três primeiros meses de 2019
Na capital, 208 pessoas morreram no trânsito nos três primeiros meses de 2019 Na capital, 208 pessoas morreram no trânsito nos três primeiros meses de 2019

O número de mortes em acidentes de trânsito na capital paulista subiu no primeiro trimestre deste ano. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Infosiga, do Governo do Estado de São Paulo, entre janeiro e março de 2019 houve 208 óbitos em trânsito na cidade de São Paulo, seis a mais do que o mesmo período do ano passado.

Leia também: Em SP, número de mortos em acidentes durante Páscoa sobe 60%

Considerando todo o Estado, no entanto, a quantidade de mortes no trânsito está em queda: nos três primeiros meses deste ano houve 1.205 óbitos no trânsito. Este é o menor número da série histórica, iniciada em 2015.

Dados de mortos em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo
Dados de mortos em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo Dados de mortos em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo ainda aponta que houve redução dos índices em oito das 16 regiões administrativas do Estado na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2018.

Publicidade

As regiões que estão em queda são: Itapeva (-30%), Ribeirão Preto (-26%), Franca (-25%), São José dos Campos (-22%), Registro (-11%), Sorocaba (-9%), Presidente Prudente (-8%) e Campinas (-4%)”.

Já os aumentos aconteceram nas regiões de Barretos (42%), Araçatuba (37%), Central (30%), Marília (26%), São José do Rio Preto (25%), Baixada Santista (8%), Bauru (3%) e Grande São Paulo (3%).

Publicidade

No Estado, sábado (228) e domingo (223) são os dias que mais têm acidentes com mortes. Na capital, sábado também é o pior dia da semana, com 39 óbitos neste ano, e a segunda-feira é o segundo dia com mais acidentes fatais no trânsito: 37 casos. Aos domingos, média de 33 mortes.

Leia mais: Dois de cada três acidentes fatais na Marginal Pinheiros envolvem motos

Publicidade

Outra diferença entre capital e o número geral do Estado são as vítimas: enquanto na capital quem mais morre são os pedestres (89), seguido pelos motociclistas (70), no Estado os motociclistas (439) são as principais vítimas, seguido pelos motoristas de carros (310) e os pedestres aparecem em terceiro (286).

De acordo com o governo paulista, “a acentuada queda no número de vítimas pedestres impactou os números no Estado”.

*Estagiário do R7 com supervisão de Indrid Alfaya

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.