Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após recorde, reclamações contra os Correios caem pela metade

Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), investimentos de R$ 600 milhões nos últimos anos e novas práticas explicam melhoria 

Economia|Do R7

Investimentos ajudaram a reduzir reclamações
Investimentos ajudaram a reduzir reclamações Investimentos ajudaram a reduzir reclamações

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) mostrou que de 2018 para 2019 caiu pela metade o número de reclamações dos consumidores contra os Correios. 

Segundo o tribunal, 2019 conseguiu reverter o crescimento de reclamações nos Procons do país contra os Correios, verificado desde 2009. Em 2018, a quantidade foi a maior da série histórica, mais de dez mil. No ano passado esse número caiu pela metade: foram 4.868 reclamações dos Correios.

Leia também

O TCU acredita que a melhoria ocorreu por causa de investimentos e de novas práticas na gestão dos serviços. Uma prova desse avanço seria que 97% das entregas feitas ocorreram dentro do prazo em 2019. Em 2015, esse índice era de cerca de 87%. 

O Tribunal de Contas da União destacou que houve também investimentos substanciais na empresa, de R$ 600 milhões, nos últimos anos.

Publicidade

“Aquisição de máquinas de triagem, aumentando a automação do processo; renovação de mais de 30% da frota; implantação de sistemas de gerenciamento do transporte da carga e da sua distribuição; e modernização da entrega, com a utilização de smartphones, tornando o processo mais ágil, eficiente e confiável”, exemplificou a ministra Ana Arraes.

A auditoria foi um pedido da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados.

Publicidade

Privatização

No início de janeiro, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro só baterá o martelo sobre a privatização dos Correios após a conclusão dos estudos de viabilidade.

Publicidade

A privatização da estatal integra o portfólio de projetos do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Privatizaria Correios, mas não posso prejudicar servidor, diz Bolsonaro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.