Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco francês passa a ver inflação de 10% no Brasil em 2022

BNP Paribas elevou estimativa em 1,5 ponto percentual ao prever um impacto mais forte e duradouro de pressões inflacionárias

Economia|

Projeção para o IPCA de 2023 subiu a 5%, aponta BNP Paribas
Projeção para o IPCA de 2023 subiu a 5%, aponta BNP Paribas Projeção para o IPCA de 2023 subiu a 5%, aponta BNP Paribas

O banco francês BNP Paribas elevou sua projeção para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano em 1,5 ponto percentual, a 10%, prevendo impacto mais forte e duradouro de pressões inflacionárias já contempladas em cenário anterior.

A estimativa de inflação de dois dígitos neste ano veio acompanhada de alta de 0,5 ponto em seu prognóstico para o avanço do IPCA em 2023, a 5%. Dessa forma, o banco francês vê as taxas de inflação bem acima do centro das metas oficiais, que são de 3,5% para 2022 e 3,25% para 2023, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto para mais ou para menos.

Leia mais: BC admite inflação acima do teto da meta novamente em 2022

"Esperamos pressão dos mesmos setores [apontados na última revisão de cenário], mas com impacto mais forte e duradouro", afirmou o BNP em relatório assinado por Gustavo Arruda, chefe de pesquisa para a América Latina, e Laiz Carvalho, economista para o Brasil.

Publicidade

Entre os fatores de pressão, o credor privado citou a disparada dos custos de combustíveis e alimentos, interrupções contínuas na cadeia global de abastecimento e a previsão de que o setor de serviços doméstico repassará a desancoragem das expectativas de inflação para os preços.

O BNP ainda estima que a taxa Selic chegue a 14,25% até o fim deste ano e encerre 2023 em 10,5%, mas disse que vai esperar o próximo comunicado de política monetária do Banco Central para determinar novas previsões.

A autarquia começou nesta terça-feira seu encontro de dois dias, com ampla expectativa de que os juros básicos subam em 1 ponto percentual, para 12,75%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.