Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 5,4 milhões trabalham menos do que poderiam no Brasil

Estudo do IBGE revela que 20 milhões dos brasileiros são mal aproveitados no mercado de trabalho

Economia|Do R7

Taxa de subocupados por insuficiência de horas subiu 5,6%
Taxa de subocupados por insuficiência de horas subiu 5,6% Taxa de subocupados por insuficiência de horas subiu 5,6%

O número de brasileiros que trabalham menos do que poderiam, classificados de subocupados por insuficiência de horas, aumentou e fechou o trimestre encerrado em outubro estimado em, aproximadamente, 5,4 milhões de pessoas.

Na comparação com os três meses anteriores, o valor corresponde a alta de 5,6%, ou seja, um adicional de 287 mil pessoas nessa condição, segundo dados revelados nesta quinta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando havia no Brasil 6 milhões de pessoas subocupadas, o indicador apresentou variação negativa de 9,1%.

Subutilizados

Segundo a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada está estimado em 17,5%, com 20 milhões de pessoas subutilizadas no Brasil.

Publicidade

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

Publicidade

Tal contingente apresenta estabilidade ante o trimestre de maio a julho, quando o total da subutilização foi estimado em 20,3 milhões de pessoas mal aproveitadas no mercado de trabalho.

No confronto com o mesmo trimestre do ano passado, quando havia 22,7 milhões de pessoas subutilizadas, essa estimativa apresentou variação negativa de 11,6%, o equivalente a uma redução de 2,6 milhões de pessoas nessa condição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.