Economia Demanda fraca, impostos e juros altos são os principais problemas da indústria, afirma CNI

Demanda fraca, impostos e juros altos são os principais problemas da indústria, afirma CNI

Entraves explicam o recente desempenho ruim do setor, que amarga nove meses seguidos de queda do emprego industrial

  • Economia | Do R7

Problemas afetam emprego industrial nos últimos meses

Problemas afetam emprego industrial nos últimos meses

Washington Alves/Reuters - 20.05.2020

Os empresários industriais consideram que a demanda interna insuficiente, a elevada carga tributária e as taxas de juros elevadas foram os principais problemas enfrentados no segundo trimestre deste ano.

De acordo com a Sondagem Industrial divulga nesta terça-feira (18) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a baixa procura pelos insumos e a Selic em 13,75% ao ano, o maior nível desde 2017, tiveram um impacto maior do que o sentido nos primeiros três meses de 2023.

De acordo com a economista Paula Verlangeiro, esses problemas explicam o fato de a indústria ter tido um desempenho pior em junho de 2023, na comparação com o mês anterior. Em junho, o emprego industrial caiu pelo nono mês consecutivo e a produção recuou 5,3 pontos.

Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram

Ao sair de 51,6 pontos em maio para 46,3 pontos em junho, a produção cruzou a linha, que separa a queda da alta na produção. O índice varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte em 50 pontos. Valores abaixo deste ponto representam queda.

“A queda do emprego foi mais branda e menos disseminada para o mês do que nos anos anteriores. No caso da produção, foi diferente. O recuo foi mais intenso do que o esperado para o mês de junho. A queda desses indicadores vem em linha com a perda do ritmo de crescimento devido à política monetária”, explica Paula.

Últimas