Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia dos países que integram a OCDE mantém sinais de fraqueza e cresce 0,3% no 2º trimestre

Resultado divulgado pela entidade repete o fraco desempenho do PIB registrado no primeiro trimestre deste ano

Economia|Do R7

PIB das nações mais ricas fica estagnado no segundo trimestre
PIB das nações mais ricas fica estagnado no segundo trimestre PIB das nações mais ricas fica estagnado no segundo trimestre

O PIB (produto interno bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos em uma nação — dos países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) cresceu apenas 0,3% no segundo trimestre de 2022, ante os três meses anteriores, segundo estimativa inicial divulgada pela entidade nesta segunda-feira (29).

O resultado repete o fraco desempenho do primeiro trimestre, quando o PIB da OCDE também aumentou 0,3%. Apenas no G7, o PIB se expandiu 0,2% na comparação trimestral do período entre abril e junho. No primeiro trimestre, a economia dos sete países mais ricos do mundo havia ficado estagnada.

No segundo trimestre, tanto os EUA quanto o Reino Unido sofreram contração econômica de 0,1%, enquanto na Alemanha houve leve avanço de 0,1%. No Japão e na França, o PIB cresceu 0,5%.

Já na Itália e no Canadá, os respectivos ganhos foram de 1% e 1,1%, de acordo com detalhamento da OCDE. Em comunicado, a entidade destaca que Itália e Japão superaram seus níveis pré-pandemia de Covid-19 no segundo trimestre.

Na Alemanha, por sua vez, o nível do PIB se igualou ao do período pré-pandemia. "Isso significa que, a partir do segundo trimestre, todos os países do G7 estão registrando níveis de PIB iguais aos níveis pré-pandemia ou superiores a eles", disse a OCDE.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.