Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo enviará projeto que amplia consignado para segurados do INSS

Fatia do benefício que pode ser comprometida com a parcela de financiamentos deve passar de 30% para 35%

Economia|

Agência do INSS fechada por causa da pandemia de coronavírus
Agência do INSS fechada por causa da pandemia de coronavírus Agência do INSS fechada por causa da pandemia de coronavírus

O governo prevê enviar ainda esta semana o projeto de lei que ampliará a margem do empréstimo consignado para segurados do INSS, segundo apurou o Estadão/Broadcast. A intenção é aumentar de 30% para 35% a fatia do benefício que pode ser comprometida com a parcela de financiamentos.

Leia também: Governo antecipa 13º do INSS para combater efeitos do coronavírus

A medida foi uma das primeiras anunciadas pela equipe econômica, ainda em março, mas depende de aval do Congresso Nacional. O projeto ainda não foi encaminhado.

Segundo técnicos envolvidos nas discussões, o texto está sendo fechado e deve ser enviado até a próxima quarta-feira (15). A previsão é que seja encaminhado num projeto com outras propostas das demais áreas do governo, ainda a serem detalhadas.

Publicidade

A proposta permitirá que aposentados e pensionistas do INSS contratem maior volume de crédito a uma taxa de juros menor, que é de no máximo 1,8% ao mês, conforme revisão recente. O prazo máximo passou de 72 para 84 meses.

Leia também: Número de consignados ultrapassa o de aposentados do INSS

A avaliação no governo é de que assegurar acesso a crédito é essencial num momento de crise como o atual. A margem consignável para cartão de crédito ficará inalterada em 5%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.