Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador do mercado de trabalho registra piora em novembro, diz FGV

Em uma escala de zero a 200 pontos, indicador recuou 0,4 ponto e ficou em 84,5. Esta foi a primeira queda depois seis altas consecutivas

Economia|Da Agência Brasil

Indicadores de mercado de trabalho caíram
em novembro
Indicadores de mercado de trabalho caíram em novembro Indicadores de mercado de trabalho caíram em novembro

Os dois indicadores sobre mercado de trabalho da FGV (Fundação Getulio Vargas) apresentaram piora na passagem de outubro para novembro deste ano. O Iaemp (Indicador Antecedente de Emprego), que busca antecipar tendências do mercado de trabalho nos próximos meses, com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços, recuou 0,4 ponto em novembro, para 84,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.

Leia mais: Desemprego atinge 13,8 milhões em outubro, diz IBGE

Esta foi a primeira queda do indicador depois seis altas consecutivas. “O cenário para os próximos meses, com elevada incerteza, principalmente sobre a velocidade da retomada da economia brasileira após o fim dos benefícios do governo, é desafiador e sugere que ainda não é possível vislumbrar uma recuperação robusta no curto e médio prazo”, disse o economista da FGV Rodolpho Tobler.

O ICD (Indicador Coincidente de Desemprego), que mostra a avaliação dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, subiu 3,2 pontos e atingiu 99,6 pontos, o maior nível desde maio deste ano.

O ICD tem uma escala invertida de 200 a zero pontos, o que significa que, quanto maior a pontuação, mais negativa é a avaliação sobre o mercado de trabalho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.