Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil tem seis universidades entre as 500 melhores do mundo 

Em meio a uma crise financeira, USP aparece na melhor colocação 

Educação|Do R7

Da esquerda para a direita: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Da esquerda para a direita: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul Da esquerda para a direita: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O Brasil tem seis universidades entre as 500 melhores do mundo, de acordo com o ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, sigla em inglês), realizado pela Universidade Shanghai Jiao Tong, da China. A lista com as colocações foi divulgada nesta sexta-feira (15).

Passando por uma séria crise financeira, a USP (Universidade de São Paulo) aparece com a melhor posição entre as instituições brasileiras, ficando com a 144ª colocação e sendo a única universidade latino-americana entre as 150 melhores do mundo — em 2013, ela estava no 147º lugar. 

USP deve fechar o ano com déficit de R$ 1 bilhão, diz reitoria

USP perde liderança em ranking da América Latina

Publicidade

As outras instituições brasileiras que ficaram entre as 500 melhores do mundo são: UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na 317ª posição; UFRJ (Universidade Federal, do Rio de Janeiro), 318ª; Unesp (Universidade Estadual Paulista), na 362ª; Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na 365ª, e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Quatro universidades da América Latina também ficaram entre as 500 melhores: duas do Chile (Católica e Universidade de Chile), uma da Argentina (UBA, Universidade de Buenos Aires) e uma do México (Unam, Universidade Nacional Autônoma do México).

Publicidade

Harvard ficou com a primeira colocação, seguida por Stanford, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Universidade da Califórnia.

Leia mais notícias de Educação no R7 

Publicidade

Ao lado das listas elaboradas pela publicação britânica Times Higher Education e pela consultoria Quacquarelli Symonds, o ARWU é um dos rankings mais tradicionais e respeitados da área de educação superior.

O ranking ARWU dá grande peso à produção científica. Entre seus critérios aparece o número de Prêmios Nobel ou Medalhas Fields obtido por docentes e ex-alunos das instituições, além do número de publicações de alto impacto e de artigos publicados em revistas como Science e Nature. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.